EnglishPortuguês

Mariana Bandhold, a portuguesa que canta fado no filme de Hollywood

News - Novembro 09, 2022
A ação passa-se na década de 1930. Na Europa, os fascismos já são uma realidade.

Nos Estados Unidos, um grupo de simpatizantes fascistas quer tirar Franklin D. Roosevelt da Casa Branca. Um médico pouco ortodoxo (interpretação de Christian Bale), um advogado (John David Washington) e uma enfermeira (Margot Robbie) são apanhados no meio da conspiração política. Estão os três abraçados, numa das cenas do clímax do filme "Amesterdão", num encontro de veteranos da Primeira Guerra Mundial, quando no palco uma cantora começa a cantar fado.

"O fado nasceu um dia
Quando o vento mal bulia
E o céu o mar prolongava
Na amurada dum veleiro
No peito dum marinheiro
Que, estando triste, cantava"

Trata-se de "Fado Português", música de Alain Oulman, letra de José Régio, gravado por Amália Rodrigues em 1965. Mas a voz que se ouve no filme não é de Amália, é de Mariana Bandhold, cantora portuguesa de 27 anos.

"Ainda não acredito que isto aconteceu", escreveu Mariana Bandhold no seu Instagram quando o filme estreou em todo o mundo, revelando o segredo que guardava há meses. "Esta é a primeira vez que faço algo assim, e ter a oportunidade de fazê-lo e ao mesmo tempo honrar o meu país leva-me às lágrimas só de pensar nisso. Sei que para algumas pessoas isto é uma pequena realização. Mas para mim isso é enorme. Amo minha cultura, amo de onde venho e poder fazer uma homenagem ao meu país com uma música clássica portuguesa de uma das artistas portuguesas mais amadas é algo que não acontece com muita frequência. Este foi um momento extraordinário para mim."


Related Articles


PROCURA e OFERTA de Músicos!
Não procure mais... está tudo aqui!

Social Network

     

Newsletter

Subscribe our Newsletter.
Stay updated with the Fado news.

Portal do Fado

© 2006-2024  All rights reserved.