EnglishPortuguês

Fadista eborense Duarte vence Prémio Carlos Paredes 2022

Notícias - Março 18, 2023
O fadista eborense Duarte, ex-aequo com o disco «Entre Paredes», do Sexteto Bernardo Moreira, venceram o Prémio Carlos Paredes 2022.

Lançado em julho de 2021, com edição pela JACC Records, o disco representou um regresso do contrabaixista português ao universo musical de Carlos Paredes, depois de um primeiro trabalho, «Ao Paredes Confesso», concebido em torno da obra do genial guitarrista português.

Instituído em 2003 pela Câmara Municipal de Vila Franca de Xira, o Prémio Carlos Paredes nasceu para homenagear o genial músico português, cujo trabalho singular continua vivo e a dar origem a novas criações artísticas, demonstrando a vitalidade da sua obra.

Duarte nasceu em Évora a 20 de Novembro de 1980 e viveu a sua infância e adolescência na Vila de Arraiolos.

Com apenas sete anos, Duarte iniciou a sua aprendizagem musical e começou a cantar fado, mas durante a adolescência optou por explorar outros estilos musicais, passando por vários projectos musicais da linha pop/rock. Até 1997 Duarte frequentou a Academia de Música Eborense. Ainda nesta instituição, integrou o Grupo Coral e alguns projectos de música de câmara.

Duarte foi monitor de música e participou na dinamização de algumas sessões de musicoterapia em Instituições Particulares de Solidariedade Social. Estudou na Universidade de Évora e pertenceu à Tuna Académica desta academia, tendo finalizado a licenciatura em Psicologia Clínica, no ano de 2003.

Foi também no ano de 1997 que Duarte voltou a descobrir o fado. Desde esta data que Duarte se dedica de forma efectiva ao fado,


Artigos Relacionados


PROCURA e OFERTA de Músicos!
Não procure mais... está tudo aqui!

Redes Sociais

     

Newsletter

Mantenha-se actualizado com as novidades do Fado.

Portal do Fado

©2006-2024  Todos os direitos reservados.