EnglishPortuguês

Peu Madureira - Espera

Discos - Maio 16, 2023
Espacial / 2023
Neste primeiro trabalho discográfico, Peu Madureira rodeou-se de músicos como o guitarrista e seu produtor Diogo Clemente, o pianista de jazz Júlio Resende, o guitarrista Ângelo Freire e o baixista Marino de Freitas.

Cinco anos depois de ter participado no Festival da Canção, Peu Madureira explica que precisou de tempo para editar o disco. Em entrevista o fadista conta que “o tempo de espera foi necessário”. Precisou de “ouvir mais, ler mais, procurar mais” para “descobrir quem era, e aquilo que gostava”.

O disco inclui poemas de Tiago Torres da Silva, Ricardo Anastácio, Manuel Alegre, Daniel Filipe, Diogo Clemente ou Daniel Faria, de quem gravou "O que Dói", a partir do poema "Ítaca", musicado por Júlio Resende.

Sobre a escolha do poema de Daniel Faria (1971-1999), o fadista afirmou que se deve à sua vida religiosa: "Sou uma pessoa de fé, e quando encontrei o Daniel Faria foi um encontro com um poeta sublime, parecia que dizia por palavras aquilo que tinha sido a minha busca durante tanto tempo".

Ricardo Anastácio é o autor, letra e música, de dois temas do álbum, "Zé Carteiro" e "Maria, Minha Maria", temas que "parecem ter uma melodia antiga, contam uma história do passado, de uma Lisboa que não é a de hoje".

Outro autor escolhido é Luís Roquette, cujo tema "Esta Alegria" encerra o disco. Roquette, que o fadista qualificou como "um virtuoso" é um companheiro de Peu Madureira, com quem toca em diversas cerimónias religiosas.

O álbum conta com as participações dos músicos Júlio Resende (piano), Diogo Clemente (viola), Ângelo Freire (guitarra portuguesa), Marino de Freitas (viola baixo), Ana Pereira e Romeu Tristão (violinos), Joana Cipriano (viola d'arco) e Marco Pereira (violoncelo), um acompanhamento de "exceção", escolhido por Diogo Clemente.



Artigos Relacionados


REVELADO o grande segredo de Cristina Ferreira!
Não procure mais... está tudo aqui!

Redes Sociais

     

Newsletter

Mantenha-se actualizado com as novidades do Fado.

Portal do Fado

©2006-2024  Todos os direitos reservados.