EnglishPortuguês

O fado ouve-se à desgarrada no Dia Internacional dos Museus

Notícias - Agosto 12, 2023
Esta sexta-feira, dia 18, no Dia Internacional dos Museus, há um sítio onde se vão ouvir guitrarras e fado à desgarrada. É no Museu do Fado e estão todos convidados.

De que outra forma poderia o Museu do Fado celebrar o Dia Internacional dos Museus que não fosse abrindo as suas portas e oferecer fado, muito fado, a quem o quiser ouvir? É isso mesmo que consta do programa preparado pelo Museu do Fado para este dia, unindo-se à iniciativa que, em todo o mundo, convida a população a visitar museus gratuitamente. Os festejos começam logo pelas 15 horas, com uma actuação dos alunos da Escola de Guitarra do Museu do Fado, dirigidos pelo Mestre António Parreira. E continuam logo de seguida com três momentos de fado cantado ao desafio por Jaime Dias com Pedro Galveias e Vítor Miranda com Diogo Rocha. A acompanhá-los estarão os músicos Sérgio Costa na guitarra portuguesa e Ivan Cardoso na viola. As desgarradas poderão ser ouvidas às 16, 17 e 18 horas e a entrada é livre, mas limitada à lotação disponível.

Esta é uma boa oportunidade para ouvir os alunos da Escola de Guitarra do Museu do Fado que, recorde-se, estiveram em evidência na final do Festival Eurovisão da Canção, realizada em Lisboa, ao acompanharem a fadista Ana Moura num dos temas de abertura do evento - o Fado Loucura.
"E porque o fado se pode revestir de várias roupagens e emoções, esta é também uma excelente ocasião para testemunhar como quatro talentos se desafiam na voz e no improviso, cantando à desgarrada."

E porque o fado se pode revestir de várias roupagens e emoções, esta é também uma excelente ocasião para testemunhar como quatro talentos se desafiam na voz e no improviso, cantando à desgarrada. Jaime Dias, Pedro Galveias, Vítor Miranda e Diogo Rocha são nomes reconhecidos no universo do fado e vão mostrar como é que a disputa se dá entre a tradição, a inovação e o humor que costumam caracterizar estas interpretações feitas sem rede nem ensaio.
Museus ligados

“Museus hiperconectados: novas abordagens, novos públicos” é o tema das celebrações do Dia Internacional dos Museus deste ano, proposto pelo International Council of Museums (ICOM), a entidade que promove esta iniciativa. Na base da escolha do tema para 2018 está a percepção de que “é impossível compreender o papel dos museus sem ter em conta todas as conexões que protagonizam e possibilitam”, lê-se na informação disponibilizada pelo ICOM Portugal.


Artigos Relacionados


PROCURA e OFERTA de Músicos!
Não procure mais... está tudo aqui!

Redes Sociais

     

Newsletter

Mantenha-se actualizado com as novidades do Fado.

Portal do Fado

©2006-2024  Todos os direitos reservados.