EnglishPortuguês

Festival do Fado volta ao Brasil e traz música e história

Notícias - Setembro 20, 2023
Festival do Fado confirma apresentações no Rio de Janeiro. Evento acontece nos dias 21 e 22/11 na Cidade Das Artes com apresentações de Cuca Roseta, Cristina Branco e Bernardo Couto.

O Festival Fado Rio de Janeiro regressa nos dias 21 e 22 de novembro, com o tema “O Fado e a Guitarra Portuguesa” à Cidade das Artes.

Completando 13 edições desde o seu início em Madrid, em 2011, o Festival do Fado promove esta arte e, por consequência, a língua e a cultura portuguesa por 17 cidades e 13 países da Europa, Ásia, África e América Latina. Com grandes artistas em apresentações, também realiza workshops, projeção de filmes e exposições representativas do Fado.

Pela sua vocação e para celebrar ao mesmo tempo a história e a atualidade do Fado, o Festival é considerado um encontro imprescindível para que os artistas portugueses cheguem a milhões de pessoas no mundo, com presença nos mais importantes palcos internacionais.

O primeiro dia da edição de 2023 no Rio de Janeiro recebe o concerto único a duas vozes de Cuca Roseta e Cristina Branco, e, no dia 22 de novembro, é a vez de Bernardo Couto se apresentar num concerto dedicado à guitarra portuguesa.

Instrumento emblemático do Fado, os sons da guitarra portuguesa são inimitáveis. A história da guitarra portuguesa remonta ao início do século XIX. Ela nasceu nos bairros populares de Lisboa, onde os músicos de rua começaram a usá-la para acompanhar os cantores de fado. Ao longo do tempo, a guitarra portuguesa evoluiu, tanto esteticamente como em termos de popularidade, tornando-se o símbolo da música portuguesa, associada à nostalgia e às emoções do fado. Hoje, ela representa um património rico e vibrante da cultura portuguesa.

O Festival do Fado tem como objetivo dar a conhecer melhor este género musical, património da humanidade, e apresenta um conjunto de atividades paralelas gratuitas que se realizam na Cidade das Artes dias 21 e 22 novembro, onde será exibido o filme, Guitarras à Portuguesa, de Ivan Dias e será apresentada uma conferência sobre a guitarra portuguesa a cargo do guitarrista Bernardo Couto.


Artigos Relacionados


PROCURA e OFERTA de Músicos!
Não procure mais... está tudo aqui!

Redes Sociais

     

Newsletter

Mantenha-se actualizado com as novidades do Fado.

Portal do Fado

©2006-2024  Todos os direitos reservados.