É apresentado hoje no Museu do Fado o disco “Retrato”, de Teresa Siqueira
News - Outubro 04, 2023
O Museu do Fado apresenta hoje o disco “Retrato”, de Teresa Siqueira,
que marca o regresso a estúdio desta artista absolutamente incontornável
na história do fado.
Com produção musical de Carminho e edição do Museu do Fado, é um disco de memórias, reflexo de uma vida dedicada ao fado.
Na apresentação de hoje, já esgotada, Teresa Siqueira será acompanhada por Pedro de Castro na guitarra portuguesa, André Ramos na viola de fado e Francisco Gaspar no baixo.
Na apresentação de hoje, já esgotada, Teresa Siqueira será acompanhada por Pedro de Castro na guitarra portuguesa, André Ramos na viola de fado e Francisco Gaspar no baixo.
Teresa Siqueira é a mãe de Carminho. Esta simples constatação seria suficiente para termos com ela uma dívida de infinito reconhecimento e gratidão. Mas se é certeiro o velho adágio que diz “filho de peixe sabe nadar”, certo é também que a arte de Teresa Siqueira extravasa largamente o seu circuito familiar. Na história do Fado encontramos algumas vozes que, por motivos diversos, permaneceram mais afastadas do palco mediático, mas que nunca deixaram de merecer a admiração consensual da comunidade artística, colhendo o reconhecimento dos seus pares e do universo de cultores deste género musical.
Teresa Siqueira é uma dessas vozes. Uma das joias raras que o Fado protege e venera e só dá a conhecer a alguns privilegiados. Não só porque se dedicou à gestão de uma das mais míticas casas de fado de Lisboa - A Taverna do Embuçado - durante mais de uma década, mas sobretudo porque preferiu sempre o circuito intimista e privilegiado das pequenas tertúlias e das casas de fado, a uma carreira de maior projeção mediática. Mas tal nunca a impediu de olhar para uma tradição popular profundamente enraizada, para a enaltecer e valorizar, ao longo de décadas sucessivas.
A seleção muito criteriosa do repertório, a sua integridade como intérprete, a sua entrega absoluta à narrativa de cada poema, transformam a sua biografia artística numa história de amor pela arte que abraçou e que, ao longo de décadas, vem enaltecendo. Este Retrato é uma revisitação desta grande aventura, um disco que marca também o seu regresso a estúdio e que desvenda uma das joias mais preciosas que a história do Fado tem guardado.
Related Articles
Add Comment