Os melhores álbuns de 2023: o lugar da tradição no fado de Carminho
News - Dezembro 30, 2023


Quem é que eu seria se não fosse fadista? Esse questionamento não me traz sentimentos estranhos, porque não consigo imaginar.” É desta forma, perentória, que Carminho descreve a sua relação “embrionária” com o fado: “Eu já ouvia a minha mãe cantar na barriga dela.”
Talvez por isso, talvez porque sempre o sentiu como seu lugar de pertença, mesmo quando, na adolescência, os amigos não só não partilhavam a sua paixão como assumiam sem pruridos não gostar dele, a fadista tenha chegado a “Portuguesa”, o seu sexto álbum, com vontade de apurar a prática de um género musical que garante não querer alterar: “Não tenho a pretensão de mudar o fado.” Isso não significa, contudo, que não tenha em si uma grande vontade de ajudar a reinventá-lo “por dentro”, tal como tinha assumido ao Expresso quando a visitámos em estúdio, em março do ano passado, para acompanhar as sessões de gravação do novo álbum.
“O Camané tem uma frase maravilhosa: ‘A tradição constrói-se.’ É muito inspirador”, refere, no decorrer de uma conversa na qual faz, também, as devidas vénias a precursores como Alfredo Marceneiro ou a “mentora” Beatriz da Conceição. “A tradição tem as suas práticas, mas isso não quer dizer que seja intocável ou que esteja cristalizada num tempo e que tu simplesmente vás lá beber e voltes. Eu acredito que o fado continua a dar-me respostas, a estimular-me e a mandar-me para a frente, por isso é que me mantenho nele. É uma fonte inesgotável. Independentemente de eu gostar de cantar tanta coisa, de fazer colaborações e ligações com outras músicas.”
1. CARMINHO - Portuguesa
2. SLOW J - Afro Fado
3. THE LEGENDARY TIGERMAN - Zeitgeist
4. GLOCKENWISE - Gótico Português
5. JORGE PALMA - Vida
6. CONJUNTO CORONA - Estilvs Misticvs
7. SALVADOR SOBRAL - Timbre
8. MILHANAS - De Sombra a Sombra
9. MARO - Hortelã
10. EXPRESSO TRANSATLÂNTICO - Ressaca Bailada
11. ANTÓNIO ZAMBUJO - Cidade
12. APRIL MARMARA - Still Life
13. PEDRO MAFAMA - Estava no Abismo mas Dei Um Passo em Frente
14. EU.CLIDES - Declive
15. NÍDIA - 95 Mindjeres
16. SCÚRU FITCHÁDU - Nez Txada Skúru Dentu Skina Na Braku Fundu
17. ANA LUA CAIANO - Se Dançar é Só Depois (EP)
18. FILIPE SAMBADO - Três Anos de Escorpião em Touro
19. ANDRÉ HENRIQUES - Leveza
20. JOÃO NÃO & LIL NOON - Se Eu Acordar