EnglishPortuguês

Lina - Fado Camões

Discos - Janeiro 22, 2024
Galileo Music / 2024
Foi Amália quem tirou a lírica camoniana do tradicional ensaio literário e a catapultou para os ritmos e as métricas do fado.

Foi ao ler a biografia de Amália Rodrigues que Lina encontrou a referência a Camões como o poeta preferido de Amália.

Pegando na premissa de Amália e sendo que nas suas palavras ”Camões é um poeta que não deve estar numa numa gaveta ou numa prateleira” Lina idealizou a concepção de um disco que casasse a poesia camoniana com a sua visão pessoal de fazer acontecer o fado.

Para tão arrojado projecto rodeou-se de gente marginal ao fado para daí colher um trabalho irrepreensível. Estamos a falar do produtor britânico Justin Adams (Robert Plant – Led Zeppelin, Tinariwen, Souad Massi), e de John Baggott (Massive Attack e Portishead) que a seu cargo trabalhou os arranjos deste disco.

Desamor e O que temo e o que desejo, foram os temas de avanço deste novo trabalho com videoclipes divulgados em Outubro e Novembro de 2023. O segundo com a participação do espanhol Rodrigo Cuevas. O “namoro” ao país vizinho é particularmente assinalável, depois de já ter trabalhado com outro espanhol, o produtor e músico catalão Raül Refree, em 2021.

Outra participação de relevo neste trabalho é a da cantora e compositora Amélia Muge, que, além de contribuir com uma canção (letra e música), ajudou também na adaptação das letras. Como sucedeu com o já citado O que temo e o que desejo, cuja música se baseia no Fado Triplicado, de José Marques Piscalarete (1899-1967), discípulo de Armandinho.

Fado Camões, o título deste novo trabalho, será editado mundialmente pela editora alemã Galileo Music e estará disponível a partir de 19 janeiro 2024. Questionada sobre esta internacionalização, Lina aponta que “gostaria de tornar Camões mais popular também lá fora, no estrangeiro e levar a nossa língua a outros países”.



Artigos Relacionados


Cristina Ferreira e Mickael Carreira estão juntos!
Compramos o seu carro pelo melhor preço!

Redes Sociais

     

Newsletter

Mantenha-se actualizado com as novidades do Fado.

Portal do Fado

©2006-2024  Todos os direitos reservados.