EnglishPortuguês

Festival de Poesia e Música de Foz Côa celebra 40 anos

News - Março 26, 2024
De 23 a 27 de abril todos os caminhos da poesia e música vão dar a Vila Nova de Foz Côa.

Nesta edição duplamente comemorativa, pelos 40 anos da fundação do festival mas também pelas cinco décadas desde a Revolução dos Cravos, o festival literário mais antigo do país conta com um dia extra de programação, num total de 38 iniciativas que vão desde sessões escolares a exposições, leituras a performances que combinam a música e o teatro, apresentações de livros e, a mais recente novidade, um Comboio Literário.

As sessões escolares, que acontecem a 23, 24 e 26 de Abril, incluem iniciativas com autores como Francisca Camelo, Miguel Serras Pereira, Maria João Cantinho, Fernanda Botelho ou o diseur Poeta da Cidade. Adicionalmente, e em homenagem às quatro décadas festival, os estudantes do Ensino Secundário vão dinamizar um momento simbólico, plantando quatro árvores no jardim da escola depois de uma sessão de leitura de poemas. Como retrospectiva do festival haverá, ainda, uma exposição de 8 imagens com painéis interativos que relembram alguns dos momentos icónicos das várias edições.

Rosa Alice Branco, Fernando Pinto do Amaral, Pedro Mexia, Fernando de Castro Branco, João Rasteiro e vários poetas angolanos, como Zetho Gonçalves e David Capelenguela, dos maiores do seu país, integram a programação, entre as várias sessões de poesia e mesas de debate ao longo do festival. Entre conversas, apresentações de livros, leituras e sessões de autógrafos, destaque para o espetáculo “Pinguim Fora de Portas” que recria em palco o hábito das segundas de leitura no espaço Pinguim, no Porto, que há mais de 30 anos leva a poesia ao público.

No dia 25 de Abril estarão em destaque três poetas de língua portuguesa numa sessão de tributo conjunta, António Ramos Rosa, António Jacinto e Agostinho Neto, com o testemunho vivo de José Luandino Vieira, além de espetáculos musicais, num dia carregado de simbolismo.

Já no campo da música, os destaques vão para a conversa-concerto com a cantora e compositora Rita Redshoes no dia 24, os concertos de Chalo Correia, dia 25 e de Azar Azar & Maze (rapper do coletivo Dealema, pioneiros do Hip Hop nacional, que aqui se apresenta num formato de spoken word e jazz) no dia 26, e, a fechar o festival, uma conversa-concerto com a voz da soul nacional, Marta Ren. Todos os espetáculos têm início às 21h30 e têm entrada livre, limitada à lotação da sala. A programação fica completa com as performances dos estudantes do Balleteatro no poema de Daniel Filipe “A invenção do amor”; da AQUILO Teatro, que nos apresenta uma seleção de poesia autoral da Guarda; e do Diogo Divagações, actor e diseur de poesia que ocupará a Praça do Tablado, em Foz Côa, na manhã do 25 de Abril, com a declamação de poemas ligados à temática da Liberdade.


Related Articles


PROCURA e OFERTA de Músicos!
Não procure mais... está tudo aqui!

Social Network

     

Newsletter

Subscribe our Newsletter.
Stay updated with the Fado news.

Portal do Fado

© 2006-2024  All rights reserved.