Marta Pereira da Costa 'estreia' palco na Figueira da Foz
Notícias - Agosto 20, 2024
É a primeira artista, considerada de renome internacional, a atuar no Mosteiro de Santa Maria de Seiça, na Figueira da Foz, após a inauguração das obras de requalificação do monumento.
A artista portuguesa dará um concerto no próximo dia 25, a partir das 18h30, marcando, assim, o arranque do ciclo de eventos “Ecos ao Entardecer” , que integra a nova aposta de programação cultural do município da Figueira da Foz para aquele monumento, à qual deu o nome de “Notas ao Entardecer no Mosteiro” e que pretende aliar a música erudita e contemporânea ao património cultural, num cenário com o do Mosteiro de Santa Maria de Seiça, um monumento nacional, agora completamente requalificado.
Marta Pereira da Costa, que ao ser a primeira mulher a tocar profissionalmente guitarra portuguesa, «leva o fado para o mundo e traz o mundo para fado, rompendo barreiras e unindo fronteiras», apresenta-se em quinteto, num concerto em que a sua guitarra portuguesa viajará pelas sonoridades mais tradicionais como o fado e a música portuguesa, mas seguindo também caminhos diferentes como o jazz, as mornas cabo-verdianas, o chorinho brasileiro ou a world music em geral. Até porque se fará acompanhar por guitarra acústica, contrabaixo, piano e percussão. Recorde-se que em 2014, Marta Pereira da Costa foi distinguida pela Fundação Amália Rodrigues com o “Prémio Instrumentista”, para além de contar já com várias turnés internacionais, nomeadamente Austrália, Hong-Kong, EUA e de ter lançado em maio o seu segundo disco “Sem Palavras”.
Artigos Relacionados
Comentar