EnglishPortuguês

Fábia Rebordão recria no novo álbum temas e compositores que ouve desde sempre

News - Outubro 24, 2024
A fadista Fábia Rebordão recria temas e compositores que ouve desde sempre, no seu novo álbum, "Pontas Soltas", a sair sexta-feira.

De acordo com Fábia Rebordão, o novo álbum "estava pensado há algum tempo", tinha começado a concretizá-lo depois de ter sido mãe, há dois anos e meio. "Ainda não tinha encontrado o tempo certo" para fazer o álbum, "e desde a minha maternidade, em que pude descansar e repousar as ideias, avaliá-las e amadurecer" o projeto, definiu-se "o momento certo para o fazer". "No fundo", prossegue a fadista, "Pontas Soltas" "é a recriação de temas e compositores que oiço desde sempre, e de algumas parcerias que me deixam muito feliz".

O álbum soma 14 temas, entre eles "A Voar por Cima das Águas", de Fausto, "Elixir da Eterna Juventude", de Sérgio Godinho, "Fado Tropical", de Chico Buarque, e "Juras" (Pedro Bandeira / Alfredo Mendes), de Esmeralda Amoedo.

Entre as parcerias registam-se Ney Matogrosso, em "A nossa guerra" (Jorge Fernando), Renato Teixeira, em "Romaria" (Renato Teixeira), Zeca Baleiro, em "Fado Tropical" (Chico Buarque), e Custódio Castelo, em "Saudades do Brasil em Portugal" (Vinicius de Moraes).

Neste disco Fábia cantou "A Nossa Guerra", acompanhada pelo músico Jorge Fernando, que produz o álbum com o também músico Kapa de Freitas.

Do alinhamento fazem parte também "Justino da Tipoia" (Carlos Conde/Fado Pena, de Fernando Freitas), do repertório de Fernando Maurício (1933-2003), e "Café de Camareiras" (Gabriel de Oliveira/Manuel Maria/Alfredo Marceneiro), com arranjos de Jorge Fernando, ao qual se referiu como "muito criativo": "Quando pega nas coisas começa a viajar e a divagar e deixa que a emoção tome conta dele".

No novo álbum, Rebordão assina letra e música do 'tema-título', "Pontas Soltas", que "foi o início desta jornada" das "últimas músicas" que compôs antes do nascimento da filha, e que foi defendida por Jonas no Festival RTP da Canção, em 2022.

"Barquito Corcel", o tema de abertura do álbum, é uma canção que o seu autor, Jorge Fernando, já cantava muito ao vivo, e que considera "especial": "Nós sentimo-lo a bater cá dentro, é especial, tem qualquer coisa, tem personalidade, tem carisma".

A fadista partilha com Renato Teixeira, o autor de "Romaria", uma criação de Elis Regina (1945-1982). A história desta parceria começou numa visita do compositor a Lisboa, para quem Fábia Rebordão cantou esse 'clássico'. Teixeira disse-lhe que "a canção ganhou uma cara e uma dimensão que não conhecia", e propôs-lhe gravarem-na juntos. "Eu fiz a minha versão, cantei com o meu sotaque português [europeu], à minha maneira, e foi uma parecia feliz".

 



Related Articles


Voe mais alto com o Directório do Fado!
Não procure mais... está tudo aqui!

Social Network

     

Newsletter

Subscribe our Newsletter.
Stay updated with the Fado news.

Portal do Fado

© 2006-2024  All rights reserved.