Helder Moutinho - Os dias da liberdade
Discos - Fevereiro 28, 2025

Premiado nacionalmente, Monge tem o seu talento refletido em muitas das grandes canções do panorama musical português.
O álbum representa mais um encontro entre o poeta e o intérprete, consolidando uma relação de respeito e cumplicidade construída ao longo de múltiplas colaborações. Como o próprio João Monge afirma, Hélder Moutinho tem uma habilidade única para "ler" a sua escrita, interpretando a sua poesia com “todas as cores”.
Após integrar o projeto Quinteto Lisboa, Hélder Moutinho continuou a colaborar com João Monge em várias obras marcantes. No álbum 1987, interpretou quatro temas. Mais tarde, em O Manual do Coração, gravou pela primeira vez um disco totalmente dedicado às letras de Monge. Além disso, no espetáculo A Voz e a Alma, ao lado de Maria João Luís, interpretou todas as canções de uma peça teatral escrita pelo poeta.
Na sua escrita, Monge aborda uma ampla gama de temas, onde o amor e a intervenção social coexistem de forma natural e construtiva. Esse olhar crítico e sensível alinha-se com a visão artística que Hélder Moutinho tem defendido ao longo da sua carreira.
“Os Dias da Liberdade” propõe uma reflexão sobre a vida, os seus valores e emoções, transportando-nos numa viagem imaginária onde se saboreiam a liberdade e a paz, questionando o nosso propósito no mundo.
Se, em O Manual do Coração, os poemas foram exclusivamente musicados por compositores contemporâneos do poeta e do intérprete, neste novo álbum essa abordagem expande-se. Para além dos compositores contemporâneos, foram incluídos também autores de fados tradicionais, resultando numa fusão autêntica entre a nova poesia de Monge e as melodias clássicas do fado.
As gravações decorreram em diferentes locais emblemáticos, como a Discoteca Lux, a Maria da Mouraria, a Tasca da Bela e os Estúdios Namouche.