EnglishPortuguês

Espólio de Mísia vai a leilão como forma de homenagear o seu legado artístico

Notícias - Março 18, 2025
De 31 de Março a 6 de Abril, muitos dos objectos que pertenceram à cantora e fadista Mísia (1955-2024) estarão em leilão online. Objectivo último: erigir-lhe um monumento evocativo.

O anúncio foi feito pelos amigos e herdeiros e também pela empresa leiloeira encarregada de tal acto: uma boa parte do espólio da cantora e fadista Mísia (1955-2024) vai ser leiloada entre os dias 31 de Março a 6 de Abril, exclusivamente online. 

Depois de ter sido aberta às artes a casa onde viveu, no Alto de Santa Catarina, com residências artísticas regulares (por decisão da actual proprietária, a Kees Eijrond Foundation), cumpre-se aquela que era já uma ideia do grupo de amigos íntimos e herdeiros de Mísia: possibilitar que dela se guardem lembranças pessoais e, com o resultado dessas transacções, financiar a construção de um monumento evocativo da sua vida e arte no local onde ela foi sepultada, uma encosta no Cemitério do Alto de São João, em Lisboa.

A casa onde viveu Mísia continua a manter muitos objectos que caracterizavam os seus gostos e o seu modo de viver e estar, como foi visível quando abriram as suas portas à imprensa, em Outubro de 2024, anunciando ali um programa de residências artísticas que continua activo. Porém, muitos outros objectos serão agora leiloados, entre os quais se encontram quadros, fotografias, peças de devoção religiosa, peças de origem asiática, vestidos de cena com assinaturas várias (Ana Salazar, Storytailors, Sybilla, John Galliano, Dolce & Gabbana, Jean Paul Gaultier, Issey Miyake, Dries Van Noten), jóias e adereços de palco, bijuterias, pinturas da sua amiga Anne Sophie Tshiegg, bem como vários chapéus e xailes da sua predilecção.

O catálogo do leilão estará disponível em linha a partir de 24 de Março e as peças a leiloar poderão ser vistas a partir desse mesmo dia na Avenida Álvares Cabral, 35, onde estarão expostas entre 25 e 28 de Março, das 10h às 18h, e entre 31 de Março a 4 de Abril, no mesmo horário.

“Mais do que um leilão”, acrescenta o comunicado, “este evento é uma homenagem ao legado artístico de Mísia e uma oportunidade rara de preservar a memória de uma artista que marcou a cultura portuguesa.”

PROCURA e OFERTA de Músicos!
Não procure mais... está tudo aqui!

Redes Sociais

     

Newsletter

Mantenha-se actualizado com as novidades do Fado.

Portal do Fado

©2006-2024  Todos os direitos reservados.