EnglishPortuguês

António Bernardino

Fadistas - Actualizado em Janeiro 29, 2019
Dele se poderá dizer que interpretou os melhores autores, foi acompanhado pelos melhores músicos e teve os melhores mestres.

Prematuramente falecido em 1996, António Bernardino, natural de Águeda, onde nasceu em 1942, começou cedo a cantar o fado de Coimbra, ainda estudante em Aveiro.

Chegado à cidade do Mondego, Bernardino deverá reconhecimento à influência de José Afonso e Adriano Correia de Oliveira, tornando-se um dos mais destacados intérpretes da canção de Coimbra e, em particular, dos poemas de Manuel Alegre.

Gravou em disco e actuou no estrangeiro como nenhum outro da sua geração. E foi acompanhado pelos grandes nomes. António Portugal, Octávio Sérgio, Nuno Guimarães, Eduardo e Ernesto Melo na guitarra; Rui Pato, Durval Moreirinhas e Jorge Moutinho na viola.

Flores para Coimbra, o seu disco mais relevante, marcado pela poesia de Manuel Alegre e pela música de António Portugal, fica na história da canção de Coimbra.



Artigos Relacionados


Comentários
#1 Antonio Melo e castro 2010-10-26 21:00 Conheci-o em Coimbra . Acompanhei-o à guitarra vezes sem conta. Foi das maiores vozes do Fado de Coimbra .
Um abraço para ti !
Citação
#2 Helena Maria Fernandes Pereira Amador Costa Tomé 2015-08-19 17:24 Conheci-o em Lisboa, não como cantor, mas como amigo de familiares; nunca cantou perto de mim e dizia até que não tinha graça. Fiquei admirada quando soube, muitos anos mais tarde, que tinha cantado fado de Coimbra; na época em que o conheci África ainda era muito relembrada, marcante que foi para os Portugueses. Falava-se muito de Coimbra, também e das malandrices dos estudantes amigos, alguns dos quais também conheci. Era simpático. (a sua esposa, de quem não me lembro o nome, era muito simpática e tinha muito bom gosto; a filha era um bebé). Agora já morreram todos, uns por isto, outros por aquilo, muito álcool e tabaco, algumas enormes "paranóias". Acabou. Citação
#3 Fernando Madeira Costa 2016-05-12 23:08 Dos professores que não esquecerei.Com orgulho e vaidade me relembro do sarau da Escola Secundária de Mangualde no de 1979, quando ouço FADO DE COIMBRA. Momento alto, mas muito alto que a si devemos, inesquecível. Obrigado professor. Citação
PROCURA e OFERTA de Músicos!
Não procure mais... está tudo aqui!

Redes Sociais

     

Newsletter

Mantenha-se actualizado com as novidades do Fado.

Portal do Fado

©2006-2024  Todos os direitos reservados.