EnglishPortuguês

Contra Fados não há Argumentos : O Regresso de Rouxinol Faduncho

Arquivo - Fevereiro 06, 2008
Marco Horácio a cantar ‘YMCA’ dos Village People, como se fosse fado, a imitar Enrique Iglesias ou Abrunhosa e a insultar, cheio de vontade, os guitarristas que o acompanham enquanto entoa, um atrás de outro, fados humorísticos.

Eis a imagem geral do espectáculo ‘Contra Fados não há Argumentos’, que tem estreia marcada para a próxima segunda-feira no Teatro Mundial, Lisboa, e que assinala o regresso aos palcos da famosa personagem Rouxinol Faduncho. Criada originalmente durante o programa de humor ‘Levanta-te e Ri’, o ‘boneco’ – uma caricatura feliz dos fadistas mais castiços da capital – conquistou rapidamente muitos fãs para o seu criador, que decidiu investir a fundo no Rouxinol. Ele próprio um apaixonado pelo fado juntou o útil ao agradável e gravou o CD ‘Grandes Êxitos do Rouxinol Faduncho’, com que recuperou muito do reportório do fado humorístico português, com novas letras.

“Perdeu-se um pouco a tradição do fado humoristíco em Lisboa e sempre achei que era uma pena”, disse Marco Horácio ao CM. “Antes, não havia serão de fado que não o incluísse, mas desde os anos 30 que caiu em desuso. Achei que a altura era boa para reavivar a tradição e, depois do CD, montei a partir dele um espectáculo que levei a todo o País.”

Em dois anos, o show – intitulado, simplesmente, ‘Rouxinol Faduncho’ – fez cem apresentações públicas, sempre com salas cheias, e o sucesso estimulou o humorista a continuar. “Fiquei muito surpreendido com o impacto que a personagem tem”, confessa. “Cheguei a actuar para salas de duas mil pessoas. Foi fantástico.”

O segundo CD – ‘Best On’, de 2006 – foi o pretexto para este regresso aos palcos, mas o espectáculo não é só feito de fado. “Acho que as coisas têm de evoluir, portanto, juntei ao espectáculo canções que toda a gente conhece e que podem – como qualquer música – ser cantadas como se se tratasse de fado”, explica. Como o tema de ‘Titanic’...

Acompanhado pelos músicos Carlos Leitão (viola), Henrique Leitão (guitarra portuguesa) e Carlos Menezes (viola baixo), Marco Horácio, perdão, o Rouxinol, vai cantar – e encantar – para o público do Mundial às segundas e terças-feiras.
Ana Maria Ribeiro


Artigos Relacionados


Comentários
#1 Carlos Barroso 2009-08-13 21:20 Citando bamond:
é do pior que ja vi…horrivel , peço desculpa mas como é que este palhaço vive á conta do fado.

Esteja calado SFF, que enquanto há corruptos no parlamento a ganhar a vida, anda o SR.Marco Horacio a divertir um Portugal TRISTE e desmotivado! Obrigado Rouxinol
Citação
#2 Carlos Barroso 2009-08-13 21:22 Citando josecalixto:
Penso que o Sr. blindeza não terá o direito de criticar quem gosta de ouvir o fado numa tasca, pois se ele, até gosta de ouvir um tipo que nem sabe o que é o fado, por isso meta a sua lingua afiada no saco e tente ouvir um fadinho verá que fica mais bém disposto

o SR. rouxinol sabe mais de fado que vossa excelência. Ja viu a categoria dos musicos que o acompanham? sabe quantas cordas tem uma guitarra? secalhar ja é pedir muito…
Citação
#3 djiky 2009-08-23 15:06 como é possivel criticarem o trabalho deste grande humorista Portugues?
É simplesmente perfeito e genial todo este trabalho que ele está a fazer com o fado, o que tem feito muitos jovens deste pais ouvirem um estilo de musica portugues e que quase nao damos valor.
Todos têm direito a nao gostar mas chamar palhaço a um homem que faz Portugal rir com musicas recreadas é muito mau!
Deviam tentar fazer melhor para poderem criticar. GRANDE MARCO HORACIO
Citação
#4 fadista internauta 2012-01-11 17:35 Caros senhores, sabem quantos jovens foram movidos e sensibilizados para o fado ao ouvir este senhor com o seu "humor fadista"? Posso-vos dizer que são imensos, e eu sou um deles, e é na qualidade desses jovens que me apresento. Não consigo compreender quem diz que os fados do Rouxinol são um atentado ao fado e uma falta de respeito para com tudo o que tenha a ver com este mundo. Pois bem, estes fados com piada fácil são aquilo que move pessoas. E quem houve mais que uma vez, não toma só atenção ao que o artista canta, mas começa a tomar atenção à música, principalmente tocada por quem o acompanha que são dos melhores guitarras actualmente. Foi o que aconteceu comigo. Porque é que se critica e se deita abaixo algo que é benéfico e sensibiliza muita gente para o que é nosso??? Quem me dera a mim, enquanto fadista, ter o impacto que a personagem de Marco Horácio teve. Por favor, não sejam mesquinhos e não afugentem as pessoas do fado, pois parece que é um mundo só para "aves raras". Citação
PROCURA e OFERTA de Músicos!
Não procure mais... está tudo aqui!

Redes Sociais

     

Newsletter

Mantenha-se actualizado com as novidades do Fado.

Portal do Fado

©2006-2024  Todos os direitos reservados.