EnglishPortuguês

Toada Coimbrã

Fadistas - Actualizado em Janeiro 02, 2011
O Grupo de Fados de Coimbra ‘Toada Coimbrã’ é composto por antigos estudantes de Coimbra que na década de 80 frequentaram aquela  Universidade.

uas décadas decorridas após a sua criação e não obstante alguns dos seus elementos exercerem actividade profissional fora de Coimbra (Aveiro, Viseu e Castelo Branco), a divulgação da Canção de Coimbra continua a ser o motivo de encontro destes antigos estudantes e a forte responsável pela amizade que os une. Esta é, aliás, a grande diferença do grupo Toada Coimbrã, a sua longevidade enquanto grupo e sempre com a mesma formação.

O Grupo “Toada Coimbrã” iniciou a sua actividade em Março de 1987, então apenas com três elementos, com a apresentação de um fado inédito num programa televisivo. Os elementos que o constituíam na sua génese, bem como os que se vieram a juntar um ano depois, passaram pela escola de fado da Secção de Fado da AAC, local onde, aliás, todos se conheceram.

Composição

António José Vicente: guitarra portuguesa, Jurista
João Paulo Sousa: guitarra portuguesa, Advogado
João Carlos Oliveira: viola, administrador Hospitalar
Jorge Mira Marques: viola, Psicólogo
Rui Pedro Lucas: cantor, Técnico da área Físico-Quimica
Alcides de Sá Esteves: cantor, Advogado.

Para além de actuações por todo o país incluindo as regiões autónomas dos Açores e da Madeira em festividades, espectáculos, festas académicas, o grupo ‘Toada Coimbrã’ conta no seu curriculum com participações em eventos de importância nacional e internacional dos quais se destaca:- grupo convidado na Europália que decorreu na Bélgica em Setembro e Outubro de 1991 (tendo aí feito diversos espectáculos em várias cidades Belgas);- serenatas de abertura e encerramento das comemorações dos 700 anos da Universidade de Coimbra, em 1989;- serenatas das comemorações dos 10 anos da Secção de Fado da Associação Académica de Coimbra, em 1990;- espectáculos comemorativos de aniversários da Associação de Antigos Estudantes de Coimbra;- Natal dos Hospitais promovido pela RTP;- Real Gabinete de Leitura no Rio de Janeiro, em 1989;- serenata nas escadas da Igreja de S. Vicente (Lisboa), integrado nas festas da cidade de 1990;- Universidade de Sofia (Tóquio), em 1995;- Câmara Municipal de Sendai (Japão)- Ruínas de S. Paulo (Macau), em 1996 a convite do Governo de Macau.



Artigos Relacionados


PROCURA e OFERTA de Músicos!
Não procure mais... está tudo aqui!

Redes Sociais

     

Newsletter

Mantenha-se actualizado com as novidades do Fado.

Portal do Fado

©2006-2024  Todos os direitos reservados.