EnglishPortuguês
Product not found

Deolinda - Canção ao Lado

Discos - Maio 15, 2008
iPlay / 2008
Os Deolinda são o grupo do quase. São quase fado, quase pop, quase da tasca e, às vezes, quase jazz. Só na convicção é que não pertencem aos domínios do quase. Convencem mesmo.

O singular quarteto vive das guitarras clássicas dos irmãos Pedro daSilva Martins e Luís José Martins (ambos vindos do projecto Bicho de 7Cabeças), do contrabaixo de Zé Pedro Leitão e da voz de Ana Bacalhau(ambos ex-Lupanar).

Fazem fado folião com o atrevimento de não usarem guitarra portuguesa.E a caricatura do namoro à janela e do diz-que-disse na esquina dealguma Alfama tem graça.

As canções são bem animadas pelos textos originais de Pedro da SilvaMartins que têm um bocadinho mais de utilidade que a de meras letras decanções. São contos resumidos em meia-dúzia de versos a reproduzirem oPortugal do antigamente.

Por momentos, sem que o disco nos dê a possibilidade de ver asalegorias do grupo, parece que estamos a ouvir os Madredeus da suaencarnação angelical (pós-violoncelo/acordeão), e a própria AnaBacalhau chega a confundir-se com a meiguice vocal de Teresa Salgueiro. 

Nas doses maiores de loucura, Ana Bacalhau estimula as memórias dosanos 80 da expressão mais arty de Anabela Duarte dos Mler Ife Dada. Masquando enche o pulmão, Ana Bacalhau dá o passo individualista e ajuda ainscrever com mais ênfase os Deolinda num lugar virgem da músicaportuguesa que se pode designar como fado lúdico.

Fazem da tristeza a alegria, e do fado a comédia... Vai ser difícilencontrar no ano que corre um álbum de estreia tão fascinante como este.




Artigos Relacionados


PROCURA e OFERTA de Músicos!
Não procure mais... está tudo aqui!

Redes Sociais

     

Newsletter

Mantenha-se actualizado com as novidades do Fado.

Portal do Fado

©2006-2024  Todos os direitos reservados.