EnglishPortuguês

Kátia Guerreiro - Tudo ou Nada

Discos - Novembro 24, 2006
Som Livre / 2006
Tudo ou Nada é um álbum que me faz dar graças a Deus por ser deste cantinho do mundo, por falar esta língua e ter quem cante assim, como ela.

Neste álbum, Kátia Guerreiro confirma tudo o que vinha demonstrando ao longo dos dois álbuns anteriores... uma superioridade invulgar, quer vocal quer sentimental, para cantar o fado... genuinamente. Sem artifícios, efeitos ou manobras de distração.
Sendo este um disco que se aproxima da perfeição é, na minha opinião, nos espectáculos ao vivo que podemos ver, ouvir e sentir esta fadista de tom maior em todo o seu esplendor e deslumbramento. Quem assistiu ao concerto no CCB, junto da Orquestra Metropolitana de Lisboa, no dia 1 de Outubro (2005), concordará que a interprete mostra-se mais tímida e contida em álbum que no palco. Pelo que, vê-la ao vivo a cantar é ataque cardíaco na certa... Felizmente para nós ela é médica de profissão e fadista de coração.

Em Tudo ou Nada, as melodias tiradas da Guitarra Portuguesa de Paulo Valentim, Viola de João Veiga e do Contrabaixo de Rodrigo Serrão envolvem a voz de Kátia como se de mantos de ternura se tratassem. Além destes músicos obrigatórios ao lado de Kátia, surge-nos neste álbum o dedilhar do piano de Bernardo Sassetti, numa das belas canções do alinhamento, Minha Senhora das Dores.

Vários são os poetas que emprestam as palavras à voz de Kátia: António Lobo Antunes, António Calém, Mª Luísa Baptista, Dulce Pontes, Sophia de Mello Breyner, José Carlos Ary dos Santos (com a Menina do Alto da Serra, tema interpretado por Tonicha no Festival da Canção), Vinícius de Morais, Joaquim Pessoa, entre outros.
Sinto que me faltam as palavras para descrever este álbum e as emoções que fui sentindo ao ouvi-lo. Sei, convictamente, que o que senti foi Fado... e do bom.
José Daniel Ferreira


Artigos Relacionados


Comentários
#1 Francisco Pessoa 2009-04-24 19:29 Extraordinária voz, excelente dicção, ritmo e balanço perfeito.
Quando a ouvi há uns 4 ou 5 anos, fiquei impressionado e comentei com o Raul Nery numa noite de homenagem a Amália na escadaria de São Vicente de Fora?temos outra grande interprete!
Parabéns Katia!
Apenas um concelho de um velho fadista; desvincule-se da política e de políticos, pois somente esta forma, poderá agradar a uns e outros!!
Bem-haja
Francisco Pessoa
Citação
PROCURA e OFERTA de Músicos!
Não procure mais... está tudo aqui!

Redes Sociais

     

Newsletter

Mantenha-se actualizado com as novidades do Fado.

Portal do Fado

©2006-2024  Todos os direitos reservados.