EnglishPortuguês

Filipa Cardoso cumpre o seu Fado a 23 de Fevereiro

Arquivo - Fevereiro 13, 2009
"Cumprir seu Fado" de Filipa Cardoso estará disponível nas lojas a partir de 23 de Fevereiro. Este trabalho conta com a colaboração de Jorge Fernando, que trabalhou entre outras, com Ana Moura e Raquel Tavares.

Filipa Cardoso cresceu entre amadores do fado, no sentido mais nobre da palavra. As suas memórias de infância têm acordes de guitarra portuguesa e lembranças de vozes como a de Fernando Maurício. Em 2004 vence a Grande Noite do Fado.

Até que um dia o destino – personagem inevitável nesta história – lhe dá a conhecer Jorge Fernando, que além de ser um brilhante músico, autor, compositor e cantor é também alguém com um raro dom para perceber as almas de diamante em bruto: foi assim com Mariza, foi assim com Ana Moura, é assim com Filipa Cardoso.

A todas Jorge Fernando produziu o primeiro disco. No caso de Filipa, assina também a maior parte dos poemas e alguns fados originais.

Alinhamento:

1.    Maria triste
2.    Cai a noite
3.    Dia estranho
4.    Fado da herança (com Argentina Santos
5.    Meu amor
6.    Beatriz
7.    Meus lábios beijam o fado
8.    Há um silêncio entre nós
9.    Tudo o que não disse
10.  Por onde andas tu esta hora
11.  Suplica perdida
12.  Amor por nós dois
Nuno Miguel Guedes


Artigos Relacionados


Comentários
-1 #1 Pelo Fado 2009-02-19 21:09 Onde se lê "A todas Jorge Fernando produziu o primeiro disco." deveria, em abono da verdade, ler-se que o Jorge Fernando produziu o primeiro disco da Mariza e da Ana Moura, já que este cd é já o 2º desta fadista (o 1º. chama-se "Fragmento de Fado").
Mas tem que se dar uma desculpa a estas (des)informaçõe s habilidosas, já que sempre podem dar uma ajudinha na árdua tarefa que é a lapidação de diamantes (onde quer que eles estejam)…
Citação
-3 #2 Platina 2009-02-26 19:21 Pelo Fado: não cremos que tenha sido por mal, mas resulta que o seu comentário é que é algo desinformado. Relativamente à produção de primeiros CD's do Jorge Fernando das maiores fadistas da actualidade, o que escreve, é exactamente o que está escrito no texto de Nuno Miguel Guedes, aqui apresentado na sua forma resumida. Mas isso, qualquer pessoa constata. Quanto ao facto de "Cumprir seu Fado" se tratar do primeiro ou segundo disco de Filipa Cardoso, a artista considera ser este o seu primeiro CD, no sentido de se tratar daquele que melhor traduz o que pretende transmitir de si. O "Fragmento de Fado", uma edição de autor, é considerado pela Filipa como um exercício que a auxiliou a melhor entender o que de facto pretendia fazer, e como. Muito agradecemos o seu cuidado e atenção e esperamos ter sido esclarecedores. Citação
-1 #3 Pelo Fado 2009-02-26 20:15 Platina: Não percebo onde esteja a desinformação.
Limitei-me a transcrever um trecho do texto que me parece bem claro: "…foi assim com Mariza, foi assim com Ana Moura, é assim com Filipa Cardoso. A todas Jorge Fernando produziu o primeiro disco."
Foi essa a informação aqui publicada e isso que comento.
No que respeita a este ser considerado o seu 1º. cd, o simples facto do "Fragmento de Fado" ser para a sua autora um exercício, não faz com que o mesmo deixe de ser, de facto, o seu 1º. cd.
Foi editado, promovido, comercializado em superficies da especialidade e mesmo no Teatro Maria Vitória aquando da sua passagem pelo teatro de revista e divulgado em estações de rádio.
Como vulgarmente se diz "os discos são como filhos" e o 1º. não deixa de o ser só porque o 2º. é mais perfeitinho que o anterior…
Jogar com as palavras não é mais do que mascarar a verdade.
Citação
-1 #4 Platina 2009-02-26 20:41 Na verdade a nossa vocação e os nossos intentos são explícitos, já que somos completamente identificáveis. Por isso, nada mais comentamos, para não corrermos o risco de fazer julgamentos, produzir frases lapidares, e parecermos pretensiosos ou, pior, mal intencionados. Muitas Felicidades e muito obrigada, uma vez mais Citação
-2 #5 Pelo Fado 2009-02-27 12:39 É facto que a vossa vocação e intentos são explícitos e que não passam mais do que a venda de um produto.
Isso só por si diz tudo e perante tal, de facto, nada mais haverá a adiantar.
Para quem conhece o percurso da vossa representada, os vossos julgamentos, frases lapidares, pretenciosismos ou más intenções para quem vos enfrenta com a verdade só jogariam contra o crédito do vosso trabalho, o que não se pretende.
Acho que quem se deu ao trabalho de ler estes comentários, mesmo não sendo conhecedor do meio fadista, percebe perfeitamente as minhas e as vossa intenções.
Citação
-1 #6 Platina 2009-02-27 12:51 Pois percebe. Citação
#7 Miguel Santos 2009-02-27 20:05 Olá! Pelo que entendo é a própria artista que considera este o seu primeiro Cd. Para quê entrar em ironias sobre a "verdade", Pelo Fado?
O que eu sei é que já sou fã. A voz da Filipa Cardoso é arrepiante, forte, bela e o trabalho dela fantástico. Estou desejoso de a ver interpretar estes temas ao vivo!
Um beijinho e muita sorte Filipa :)
Citação
#8 jonas 2009-02-28 18:53 Isto de se "considerar que"…é realmente muito estranho. Se o 1º CD não saiu como deveria, que se assuma o trabalho feito, pois é assim que fazem as pessoas com dignidade e responsabilidad e. Isto de vir dizer que AFINAL este é que é o 1º CD da Filipa, não me soa a mais nada senão uma habilidosa estratégia de publicidade e maketing. Daqui a nada estará a dizer que afinal o 1º CD nem se quer é seu não? Citação
PROCURA e OFERTA de Músicos!
Não procure mais... está tudo aqui!

Redes Sociais

     

Newsletter

Mantenha-se actualizado com as novidades do Fado.

Portal do Fado

©2006-2024  Todos os direitos reservados.