EnglishPortuguês

Amália/ Vinicius

Records - Novembro 16, 2006
Decca / 1970
«Dezembro de 1968. Dezanove de Dezembro. Vinicius parte amanhã para Roma onde irá passar o Natal. Esta noite em casa de Amália há uma pequena festa de despedida.(...)»

Por entre a penumbra que está na sala começo a distinguir alguns rostos: a Amália, o Vinicius, a Natália Correia, o Oulman, o José Carlos Ary dos Santos, ... mas nem há tempo para saudações; é justamente o Ary dos Santos quem vai recitar» ...
David Mourão Ferreira 

É desta forma que a voz calorosa do poeta David Mourão Ferreira nos convida a entrar em casa de Amália e participar numa noite inesquécivel da qual, felizmente, ficou um registo. Podemos viajar do Inverno de um Portugal da ditadura até ao Verão do sotaque brasileiro de Vinicius de Moraes, comer a poesia de Natália Correia, beber a emotividade de Ary dos Santos e regressar ao mais bonito Portugal que é a voz de Amália.

Da Gaivota ao célebre Monólogo do Orfeu, da Viana de Pedro Homem de Mello às prostitutas do Brasil, das Saudades do Brasil em Portugal à Formosinha de Elvas, do Caco de Ary dos Santos à Defesa do Poeta, do Portugal de Peniche ao Portugal diferente que viveu esta noite... é o que percorremos neste encontro entre «samba, poesia e (...) fado».

Brasil e Portugal, guitarras e violão brasileiro, Amália e Vinicius, tristeza e felicidade, mas no fundo, amor pela vida é o que fica depois de ouvir este serão maravilhoso... «P'ra quê chorar/se o sol ja vai raiar/se o dia vai amanhecer ...».
Miguel Amaral


Related Articles


Não procure mais... está tudo aqui!
Não procure mais... está tudo aqui!

Social Network

     

Newsletter

Subscribe our Newsletter.
Stay updated with the Fado news.

Portal do Fado

© 2006-2024  All rights reserved.