EnglishPortuguês

O fado no Brasil - o fado e a guitarra portuguesa

Para os portugueses e luso-descendentes, a coisa mais deliciosa de se ouvir, é o "Fado" ao som da "Guitarra Portuguesa".

A Guitarra vem de alguns séculos e como quase todos instrumentos musicais atuais, derivam de outros instrumentos, talvez até o nome dela tenha qualquer conotação com a "Cítara" da antiguidade.

Os portugueses a adotaram e desenvolveram o grandioso fado, que a meu ver é um lamento mouro, que nos deixa saudosos de um tempo que passou e não volta mais. O seu som é maravilhoso e o guitarrista desliza a sua arte fantástica ao dedilhar esse maravilhoso instrumento.

Temos o Fado de Lisboa, o Fado de Coimbra, que as guitarras desenvolveram em tons maravilhosos e creio não existir alguém que não adore esse vibrar maravilhoso que nos eleva a alma aos mais altos píncaros do sonho.

Aqui em São Paulo, podemos apreciar essa maravilha ouvindo grandes guitarristas e cantores de fados, com casas de fados maravilhosas, como na "Associação Portuguesa de Desportos" no recinto "Cais do Porto", no "Portucale" no Itaim Bibi, no "Alfama dos Marinheiros" na Rua Pamplona, na Casa de Portugal, na Liberdade e em outros locais, mágicos lugares, além dos maravilhosos guitarristas, os fabulosos cantores e cantoras, que ao som dessas guitarras e os violões transformam uma noite num tempo mais agradável possível, e devolve aos portugueses os seus sonhos de imigrantes e aos luso-descendentes à beleza primordial vinda do Portugal maravilhoso.

Uma das coisas mais lindas de se apreciar, com gravações espetaculares efetuadas em outras épocas, como em arquivos do Fado, a rainha do fado da primeira metade do século 20, ERCILIA COSTA com ARMANDINHO à guitarra, depois na segunda metade do século 20, a estonteante AMÁLIA RODRIGUES, a rainha a pouco tempo que nos deixou, os grandes mestres como JOSÉ AFONSO, com Fados de Coimbra, Fados com FERNANDO FARINHA, o MIUDO DA BICA da sua infância, FERNANDO MACHADO SOARES, Luiz Goes/Antonio Portugal/Quinteto de Coimbra, CARLOS DO CARMO e seu maravilhoso Cd "Coliseu dos Recreios de Lisboa", MARIZA, em Concerto em Lisboa e outros grandiosos guitarristas e cantores do imortal fado, que seria impossível numerá-los todos, uma infindável lista de notáveis músicos e cantores do Fado.

LUIZ PIÇARRA, que além de ser um dos maiores cantores que Portugal já teve, além do folclore, os fados por ele cantados tinham uma conotação lírica, que espalhou pelo mundo a sua vibração, encantou Paris, Rio de Janeiro e São Paulo, no início da segunda metade do século 20, e nunca poderíamos deixar de mencionar os guitarristas mais famosos do Portugal eterno, como CARLOS PAREDES, GONÇALO PAREDES, FLÁVIO RODRIGUES e o ARMANDINHO, todos eles grandiosos musicos guitarristas portugueses, que deixaram definitivamente marcados seus nomes no eterno FADO.

Aqui em São Paulo, que atuou por anos na CASA DE PORTUGAL, que ensinou e ensina gerações de guitarristas, cantores e corais lusos, temos o grandioso mestre da música portuguesa, MANOEL MARQUES, como também o falecido cantor ANTÓNIO CORRÊA e seu lindo Écos do Mondego.

Também não poderíamos deixar de mencionar o ALCINO FRAZÃO e sua GUITARRA PORTUGUESA, que nos delicia horas e horas seguidas. E como afirmei anteriormente, ficaríamos mencionando uma listas estrondosa, mas, devemos sempre nos lembrar desses grandiosos guitarristas e cantores, que ilustraram e ilustram o nosso dia-a-dia, fazendo com que nos recordemos através do Fado e da Guitarra Portuguesa do nosso querido e eterno Portugal.


Artigos Relacionados


Comentários
#1 Antonio Abrantes 2013-02-26 17:10 Teriam informação de professores de guitarra portuguesa aqui no Brasil. Moro em São Paulo. Citação
PROCURA e OFERTA de Músicos!
Não procure mais... está tudo aqui!

Redes Sociais

     

Newsletter

Mantenha-se actualizado com as novidades do Fado.

Portal do Fado

©2006-2024  Todos os direitos reservados.