EnglishPortuguês

Quadro de Malhoa gera polémica entre dois museus da C.M.L.

Archive - Outubro 28, 2008
fado-malhoa.jpgA tela, que pertence ao espólio do Museu da Cidade, está agora no Museu do Fado, um espaço que foi, recentemente reaberto e reformulado.

O quadro foi emprestado apenas até Janeiro ao Museu do Fado mas, na sala do Museu da Cidade onde estava a tela, é possível ler uma placa que indica que a obra está para restauro.

No entanto, o mesmo Museu confirma que, afinal, emprestou o quadro ao Museu do Fado, onde ele agora figura numa sala especialmente concebida para o receber.

O empréstimo deste Malhoa, pertença do espólio municipal, está, assim, a gerar polémica entre os dois museus da câmara.

O do Fado, agora reestruturado, preparou-se para receber "O Fado" por um longo período.

A directora do Museu do Fado, Sara Pereira, já confirmou à Renascença que quer renegociar o empréstimo: "Eu espero que este ‘temporariamente' seja renegociado e vamos fazer por isso. Não faz muito sentido, depois de um investimento destes, que a peça fique aqui por tão pouco tempo".

Por sua vez, o Museu da Cidade, que não quis gravar declarações, alega que o quadro é um ícone do seu espólio, por isso apenas o empresta a um museu também da autarquia e por tempo limitado.

O musicólogo Rui Vieira Nery, que ajudou a conceber o renovado museu do Fado, considera que o quadro deveria mesmo mudar de casa, porque "tanto é Património Municipal no Museu da Cidade como aqui. As condições de segurança são idênticas, se é que não são melhores no Museu do Fado. Portanto, faz muito mais sentido tê-lo envolvido neste contexto do que perdido num canto do Museu da Cidade".

RR


Related Articles


Não procure mais... está tudo aqui!
Não procure mais... está tudo aqui!

Social Network

     

Newsletter

Subscribe our Newsletter.
Stay updated with the Fado news.

Portal do Fado

© 2006-2024  All rights reserved.