EnglishPortuguês

Fado... fado em silêncio e com os olhos luzidíos

Archive - Outubro 25, 2010
Joana Amendoeira é Ribatejana, de Santarém, terra de touros, cavalos, folclore e pureza, onde o fado da vizinha Lisboa, se entoa mais alegre.

Teatro Filarmónica - Oviedo - 23.10.10

Ela também é alegre e jovem, cantando os fados de sempre como sempre, e tal como os Ribatejanos, corajosos enfrentando as dificuldades, Joana e os músicos que a acompanham estão demonstrando a sua determinação e capacidade para se modernizar sem perder as suas raízes . Modernizam-se sem deixar de lado o fado castiço, clássico. Vimo-los no Teatro Filarmónica entre silêncios e aplausos, entre músicos apaixonados e os olhos brilhantes de um público que enchia por completo a sala. Entre a amabilidade, a graça, o sorriso amigável desta fadista simples, de voz clara e cristalina, que se apresentou de xaile às flores, saia comprida cor de vinho e longos brincos de prata no estilo artesanal português.

Desde o início contou que "o fado tem alegrias, tristezas e fantasia, nossas vidas e nossos sonhos", e depois de cantar "Alta Noite" e "Fado de Rosa María" o público quedava-se em sintonia, o fado "acontecía" em crescente expectativa para o "Fado Tango", "Fado Cravo", "Fado Vianinha ", " Fado Corrido" ou "Fado Santa Luzia". Houve também o fado-canção, como "Gaivota" ou "O meu é teu" ou "O Nome que tu me davas" e até um par de baladas.

Joana Amendoeira acompanhada neste concerto de Pedro Amendoeira - seu irmão - na guitarrra portuguesa, Pedro Pinhal na viola e Paulo Paz no contrabaixo, todos músicos muito bons - autores de pelo menos três das canções do repertório da noite - que teve momentos de brilho especial com algumas variações, como o "Fadinho de ti Maria Benta" (música do folclore Ribatejano de Almeirim) e especialmente no Fado Pechincha que fez transbordar a emoção e os aplausos de uma plateia entusiasmada que pedia um "bis" - encore como dizem em português - e oteve uma interpretação magnífica do clássico “Fado Bailado” de Alfredo Marceneiro com letra de Amália Rodrígues, “Estranha forma de vida”.

Então, à hora do jantar, confessavam-nos que o que mais os tocava e motivava no público asturiano era o seu silêncio para ouvir e o brilho dos seus olhos, enquanto cantavam um fado que cada vez atrai mais seguidores. E assim o mesmo se espera, no próximo dia 5 de novembro, com o fado maravilhoso e muito jovem de Carminho neste I Ciclo de Fados, organizado pelo El Cohete Internacional, a SOF, a Universidad e La Nueva España..
Angel Garcia Prieto
Fotos: Javier Gonzalez
Tradução e adaptação: Portal do Fado


Related Articles


Não procure mais... está tudo aqui!
Não procure mais... está tudo aqui!

Social Network

     

Newsletter

Subscribe our Newsletter.
Stay updated with the Fado news.

Portal do Fado

© 2006-2024  All rights reserved.