EnglishPortuguês

Rádio Amália já se faz ouvir

Arquivo - Outubro 09, 2009
A primeira rádio dedicada exclusivamente ao fado foi lançada esta terça-feira em Lisboa, por ocasião dos 10 anos da morte de Amália Rodrigues.



A nova rádio pode ser sintonizada na frequência 92.0 e promete tornar-se um ponto de encontro do fado-canção, vadio ou tradicional e de fadistas já consagrados. A emissora, porém, abre espaço para novos talentos ou simples ouvintes que quiserem passar pela experiência de cantar fado ao vivo, explicou à Agência Lusa, Luis Montez, que administra a estação.

Uma das características da rádio é a participação ao vivo de fadistas na programação.

Todas as tardes, entre 17h e 20h, entra no ar o programa "Casa de Fados", que será um espaço de divulgação de artistas consagrados já com discos lançados.

À noite começa o "Amigos do Fado", com música de fadistas já conhecidos, mas também com a divulgação do que há de novo nas casas que tocam o gênero musical.

Este programa, comandado pelo especialista em fado Virgílio Pereira, tem a particularidade de, às quartas-feiras, ser dedicado ao fado vadio e permitir que "qualquer pessoa possa ir cantar fado ao vivo", acompanhada dos guitarristas disponibilizados pela rádio.

"Dos que forem bons, gravamos alguns momentos e passamos ao longo do dia", acrescentou Luis Montez.

A partir de Janeiro, o administrador pretende começar a fazer transmissões ao vivo em casas de fado.

Com o objectivo de apoiar novos fadistas, a rádio aposta numa mistura de nomes fortes, como o de Amália, Carlos do Carmo, Mariza, Camané ou Ana Moura, ourevelações no género musical, como no caso de Ricardo Ribeiro ou Carminho.

Segundo Montez, a ideia de fazer esta rádio surgiu da observação de um fenómeno registado numa emissora do Porto que tem um programa de fado na hora de almoço que é líder de audiência no horário há seis anos consecutivos.

"Comecei a ver que havia uma apetência grande e que não existia nada assim, ainda por cima em Lisboa, a capital do fado", explicou o administrador da rádio, que lembrou ainda o sucesso das rádios de música country nos Estados Unidos e de samba no Brasil.

A rádio Amália, que pertence ao grupo Luso Canal - que detém a concessão das emissoras Capital, Marginal, Radar e Oxigénio -, conta com um total de 12 profissionais, entre eles jornalistas que entram no ar com noticiários de hora a hora ao longo do dia e de meia em meia hora entre 7h e 10h e entre 17h e 20h.

A rádio Amália entrou no ar a partir de terça e com transmissão para todo o mundo através do site www.amalia.fm.
Lusa



Artigos Relacionados


Comentários
#1 graca pedro 2010-03-01 11:15 Gostaria de cantar na vossa rádio. Sou de Viseu, tenho 11 anos e canto o fado desde os 4 anos. Dizem que o fado nasceu comigo. Gostaria de ir a Lisboa, há rádio Amália para cantar. Adoro todos os fados da Amália.
Obrigado, aguardo resposta
Citação
#2 David Ferreira 2012-10-12 14:37 Excelente! Adoro O fado e Amália! Citação
#3 Jorge Abrantes 2016-06-10 15:52 São duas perguntas:
1- …deixei tudo o que tinha pelas pedras do caminho…mesmo que pareça estranho por favor não digas nada…dói-me tudo aqui na alma que eu só queria adormecer… título da música e intérprete? é um fado cravo?
2- Hoje é dia de Entrudo…Lisboa das escadinhas, ruas estreitinhas…meu amor toca guitarra…e está o caso arrumado…Lisboa e os seus becos, ouvem-se os ecos de mil canções… Natércia da Conceição? título da música e intérprete?
Antes detestava Fado e música Portuguesa. Agora gosto muito. Obrigado.
Citação
PROCURA e OFERTA de Músicos!
Não procure mais... está tudo aqui!

Redes Sociais

     

Newsletter

Mantenha-se actualizado com as novidades do Fado.

Portal do Fado

©2006-2024  Todos os direitos reservados.