EnglishPortuguês

Divas do Fado

Livros - Março 20, 2010
Seven Muses / 2010
Um retrato global do lado feminino do Fado. Setenta e duas canções, cantadas por 36 fadistas, integram a colectânea "Divas do Fado".

Para que se compreenda melhor o conceito de Divas do Fado, é importante referir que estas mulheres sempre tiveram um número considerável de admiradores que as seguiam para onde quer que elas fossem. Este fenómeno verificou-se até à década de 70, particularmente nas casas de Fado onde brilhavam e encantavam o seu público. O mesmo se repete agora com as mais novas.

No Fado que é uma canção do povo, o conceito adapta-se e não pode ser entendido com altivez ou distanciamento, bem pelo contrário. O Fado é dos estilos de música mais intimistas, onde cada artista a seu jeito, se apresenta com indumentária característica, primando pela proximidade, transmitindo emoção e sentimento na sua voz.

Numa altura em que se fala da candidatura do Fado a Património da Humanidade, é fundamental distinguir os seus protagonistas. A Mulher, sem dúvida que ao longo do tempo, tem desempenhado um papel primordial na longevidade e afirmação do Fado em Portugal e no mundo.

Este trabalho conta com o apoio do Museu do Fado e reúne 80 canções de 40 artistas de todas as gerações, onde cada artista participa com 2 canções. Agrega algumas das vozes mais emblemáticas de sempre, redescobrindo igualmente outras artistas praticamente esquecidas pela voracidade do tempo. Inclui também as artistas que se têm evidenciado nas duas últimas décadas, não esquecendo porém, os valores emergentes. Alguns dos quais se estreiam aqui em exclusivo, e que se afirmam cada vez mais como sucessoras do legado da saudade.

Divas do Fado apresenta-se nesta edição de luxo, em livro de capa dura com design contemporâneo, bilingue e a cores, com 4 discos masterizados com rigor até onde a tecnologia e os ouvidos permitem chegar.

Este álbum distribui-se por 4 discos, numa viagem pelo tempo e pela saudade sem tempo, reunindo cada disco 10 artistas.

"O termo [diva] não é consensual no meio do fado que o trata com pinças (...), a ideia foi ir ao encontro do que tem sido uma tendência internacional. As Divas que tratamos é sob o signo da Severa. Uma grande mulher que soube arrebatar plateias que teve uma vida que chamouà atençao diferente das suas congéneres. A Severa foi uma Diva: foi caprichosa, escolheu os homens que entendeu, fez na vida o que gostou e que nunca se preocupou com oq ue diziam so seus contemporâneos. Foi uma mulher que se tornou independente muito nova, quer pelo canto ou por outras artes e que interessou artistas" - Nuno Lopes.

"O fado mesmo em algumas fadistas que não frequentam as casas de fado acabam por ter essa matriz que vem indirectamente ou directamente da Severa" - Manuel Halpern.



Artigos Relacionados


PROCURA e OFERTA de Músicos!
Não procure mais... está tudo aqui!

Redes Sociais

     

Newsletter

Mantenha-se actualizado com as novidades do Fado.

Portal do Fado

©2006-2024  Todos os direitos reservados.