EnglishPortuguês

C. do Carmo e B. Sassetti: O melhor de dois mundos

Concertos - Outubro 03, 2011
Quando, há cerca de um ano, foi anunciado o «casamento» musical entre Carlos do Carmo e Bernardo Sassetti, muitos pensaram que a união não duraria mais que uma lua-de-mel para depois cada um ir à sua vidinha. A verdade é que a relação tem estreitado laços e, em menos de um ano, foram já celebradas as bodas de ouro.

Carlos do Carmo & Bernardo Sassetti - CCB - 01/10/11

Pensar em fundir a voz de Carlos de Carmo, que canta o fado com a alma e o estilo da chanson française, ao piano de Sassetti, um viajante da modernidade com sabor a jazz, era um exercício complicado, mas apenas até os ouvidos terem encontrado pela primeira vez “Carlos do Carmo e Bernardo Sassetti”, um cancioneiro musical que reinventa temas de Sérgio Godinho, Léo Ferré, José Afonso ou Jacques Brel.

Ontem, o dia em que por todo o planeta se celebrou o Dia Mundial da Música, a dupla apresentou num CCB esgotado, ao vivo e de forma oficial, o disco que juntos lançaram há já quase um ano, com o título “Carlos do Carmo e Bernardo Sassetti”.

Ao centro do palco despido, o piano, assente sobre uma nuvem vermelha e ladeado por cortinas iluminadas de um laranja quente; de fundo um negrume que ia acolhendo as cores com que cada um dos temas era pintado. Sassetti entra sozinho e abre a noite com um instrumental de um tema popular, com uma delicadeza que se iria manter até à última nota.

Carlos do Carmo entra, beija carinhosamente Sassetti - como um pai beijaria um filho pródigo - e agradece desde logo a presença de todos com um abraço cruzado, mudo e silencioso. Começa com o exigente “Cantigas do Maio”, do “saudoso e intemporal José Afonso”, dando razão àquilo que mais tarde diria Sassetti: “Este homem tem uma métrica que não dá para acreditar”.

O cantor aproveita para agradecer a paciência que com ele tiveram ao longo de 48 anos de carreira, e fala deste concerto – e do disco lançado – como um encontro de almas gémeas, de músicas que escolheu cantar com pena de não terem sido compostas para si. Diz também que não houve tempo nem paciência para grandes ensaios, não por se terem posto a jeito da preguiça, mas antes para que a realidade se soltasse de forma mais verdadeira.

Vestimos os casacos e descemos até ao Tejo, entrando num café de marinheiros de água doce e gente que tem de “rapar as pernas para que o dia | Não traia |Dietriches que não foram nem Marlénes". “Lisboa que amanhece”, imortalizado pela voz de Sérgio Godinho, é aqui apresentado numa versão mais senhorial.

Tempo depois para percorrer as ruas e ver a miudagem escarnecer para depois fugir a sete pés do homem do saco. Ouvimos “Ferro Velho”, composto a partir de um poema de Alexandre O´Neill, canção que Carlos do Carmo disse não cantar há mais de 40 anos.

“Avec les temps”, de Léo Ferré, marca a entrada no território da chanson française. Um tema que, confessa Carlos do Carmo, “deu cabo da cabeça e dos ouvidos dos meus filhos”.

Chega a vez da noite se tornar perigosa e ser necessário puxar pela “Navalha”, um fado sanguinário escrito por António Lobo Antunes e musicado por Tinoco Faria. Uma canção, diz Carlos do Carmo, que o “fez suar muito”, escrita enquanto cantava e que era interrompida de quando em vez para que se trocasse um verso ou uma quadra inteira.

Após a visita às Américas e de um mergulho refrescante no tango, regressámos a Portugal e à escrita de Mário Cláudio, para quem Bernardo Sassetti compôs uma música original. "Uma brincadeira de miúdos", diz-nos Sassetti, já que “o poema está cheio de música”. Mas, por que não dizê-lo, “Retrato” é, “modéstia à parte, uma canção brilhante”. E é, de facto.

Sassetti aproveita o descanso para dizer a Carlos do Carmo: “é muito emocionante tocar consigo”. A resposta não se faz esperar, com um: “Bernardo, é muito emocionante tocar consigo”. É depois desta confissão pública de almas gémeas que damos um salto à bela e sombria cidade do Porto, para pintarmos uma aguarela ao som de “Porto Sentido”, tema inventado por Carlos Tê e cantado por Rui Veloso.

Segue-se outro tema que tinha ficado por cantar há mais de 20 anos. “Foi por ela”, canção composta por Fausto. “Fala de todos. Do Ministro das Finanças, do Ministro da Economia...”, brinca Carlos do Carmo. Já Sassetti fala numa “arquitetura impressionante”.

No regresso ao palco, cada um dos artistas recebeu o seu disco de ouro das mãos de representantes da editora Universal. Carlos do Carmo disse que, dos dez temas incluídos no disco, cinco tinham sido gravados ao primeiro take, e que quando saíram do estúdio comentaram entre eles que aquilo não ia vender nada. “As pessoas agora querem é sudoeste, noroeste, e aquilo tinha pouco vento”, atira Carlos do Carmo, para riso geral.

O encore foi servido com três fados, isto porque o Fado é por esta altura candidato a Património Mundial. Algo que se saberá dentro de muito pouco tempo.

A despedida foi feita ao som de “Fado da saudade”, um clássico com letra de Fernando Pinto do Amaral e música de Alfredo Marceneiro.

Chegava ao fim um requintado encontro de almas gémeas, onde se pôde ouvir o fado cantado com a luxúria da chanson française e envolto num piano que está um passo à frente da modernidade. Houve fado e houve jazz. Ouviu-se o melhor de dois mundos.


Artigos Relacionados


Comentários
#1 Vítor Marceneiro 2011-10-07 12:03 A despedida foi feita ao som de ?Fado da saudade?, um clássico com letra de Fernando Pinto do Amaral e música de Alfredo Marceneiro.

Aqui está algo que é uma verdade mas que Carlos do Carmo e a Sociedade de Autores nega, aliás sr. Carlos do Cramo até afirmou na Sic Mulher, que eu sou desonesto… e o prémio que é do autor da Letra está no Museu do Fado como o grande prémio da carreira do CC…
Citação
PROCURA e OFERTA de Músicos!
Não procure mais... está tudo aqui!

Redes Sociais

     

Newsletter

Mantenha-se actualizado com as novidades do Fado.

Portal do Fado

©2006-2024  Todos os direitos reservados.