EnglishPortuguês

Adelina Fernandes

Fadistas - Actualizado em Janeiro 15, 2019
Actriz e fadista, Adelina Fernandes nasceu em 1896 e faleceu a 27 de Janeiro de 1983 tendo deixado uma vasta obra na arte de representar.

Por vezes a carreira de uma actriz tem os mais inesperados sucessos ou insucessos sendo nisso, o público soberano e juiz .

Esta actriz começou sem saber que iria pisar os palcos, no asilo de Santo António, onde as educadoras se dedicavam a representar as operetas o mais a sério possível:
Calhou a grande actriz Palmira Bastos ver esta actriz numa dessas récitas amadoras e ofereceu-lhe a sua poderosa protecção .

Adelina Fernandes porém resiste e não quer abraçar a carreira de actriz, mas após a insistência de Palmira Bastos eis que em 1919 Adelina estreia-se na revista "Aqui d'el Rei"
Nunca mais o publico deixaria de a ver representar e dá-se assim uma subida vertiginosa na carreira desta actriz /fadista.

Tem uma bela voz, muito treinada para a opereta, que se experimenta no fado na revista O Fado dos Teatros (1920). O publico chamava-lhe a fadista lírica. O sucesso é tão grande que, a partir daí, o público só a quer como fadista
Na Opereta "Mouraria" de 1926, interpretaria com grande sucesso o papel de "Cesária", que se consagrou também num rotundo êxito no teatro Apollo durante meses a fio levando o publico ao delírio com os temas "Fado da Cesária" e o "Fado do xaile".

Nesse período de ascensão da sua carreira grava para a "Homocord" imensos discos, como nenhuma outra artista portuguesa o tinha feito até então .
Faz longas tournés no Brasil. Porém o publico começa a esquecê-la e ela faz a sua ultima aparição na opereta “"Cacho doirado" em 1939.

Soube retirar-se a tempo e deixou saudades a quem a admirava. Faleceu no mais absoluto silêncio como se uma borracha tivesse apagado a sua voz que tantos êxitos deixou gravados .


Artigos Relacionados


Rentabilize o seu negócio!
PROCURA e OFERTA de Músicos!
Não procure mais... está tudo aqui!

Redes Sociais

     

Newsletter

Mantenha-se actualizado com as novidades do Fado.

Portal do Fado

©2006-2024  Todos os direitos reservados.