EnglishPortuguês

João Silva Tavares

Letristas - Maio 19, 2012
João Silva Tavares foi um dramaturgo, poeta e escritor, nasceu em Estremoz a 24 de Junho de 1893, onde passou a sua infância e parte da adolescência.

Aos 13 anos descobre-se poeta, tendo publicado o seu primeiro livro de versos "Nuvens", quando tinha ainda 18 anos.
A sua vida literária virou-se predominantemente para a poesia, mais de quatro dezenas de obras poéticas publicadas. Mas também dedicou muito do seu tempo e imaginação ao teatro. Escreveu mais de nove dezenas de peças, entre dramas, comédias e farsas. Mas foi no teatro ligeiro (opereta e revista) onde melhor se encontra, pelo tom popular que empresta a quase tudo o que escreve.

Na sua vasta obra assinalamos ainda duas novelas, algumas crónicas, estudos históricos e biografias.
Foi durante cerca de trinta anos chefe da Secção de Coordenação de Programas da Repartição dos Serviços de Produção da Emissora Nacional. Aqui desenvolveu intensa actividade, dinamizando programas ligados à poesia e ao teatro.

No seu testamento deixou como legado à Biblioteca de Estremoz mais de uma dezena de manuscritos das suas obras, um bronze, uma tela e as insígnias das condecorações com que foi distinguido.

Embora haja quem não dê grande destaque à sua obra para o Fado, ele foi um grande poeta, com alma bem fadista, lembremo-nos de algumas das suas criações, que foram grande êxito para os repertórios de Amália Rodrigues e Alfredo Marceneiro.
Para Amália Rodrigues: Céu da Minha Rua, Elogio do Xaile, Que Deus me perdoe, etc...
Para Marceneiro: A Casa da Mariquinhas, Mariquinhas 50 Anos depois e Fado da Balada.
João Silva Tavares morreu em 3 de Junho de 1964. Vítor Duarte Marceneiro


Artigos Relacionados


PROCURA e OFERTA de Músicos!
Não procure mais... está tudo aqui!

Redes Sociais

     

Newsletter

Mantenha-se actualizado com as novidades do Fado.

Portal do Fado

©2006-2024  Todos os direitos reservados.