EnglishPortuguês

Fadista Gisela João deixou vimaranenses em ‘silêncio’

Concertos - Julho 21, 2014
A fadista Gisela João abriu esta sexta-feira à noite, com o tema ‘Madrugada Sem Sono’, a segunda edição do Festival do Fado, que está a decorrer na praça da Plataforma das Artes e da Criatividade, em Guimarães.

“Muito feliz” por actuar pela segunda vez em solo vimaranense, depois de ter participado num espectáculo realizado no Centro Cultural Vila Flor, a cantora, de 30 anos, começou por convidar o público a “sentir-se à-vontade”, como se os espectadores estivessem “em casa sentados num sofá” a assistir à sua actuação. “Está frio e vou procurar aquecer cada um de vós”, prometeu, continuando a apresentar, em seguida, o seu reportório.

Num memorável concerto, temas como ‘Vieste do Fim do Mundo’, ‘Meu Amigo Está Longe’ ou ‘Bailarico Saloio’ animaram o público que ocupou o interior da tenda instalada preventivamente no exterior da Plataforma das Artes, devido às condições meteorológicas que apontavam para a ocorrência de chuviscos - que pontua lmente caíram.

Afirmando que o seu fado é muitas vezes inspirado no Artesanato e nos Bordados de Guimarães, “lindos de morrer”, como adjectivou a cantora de Barcelos num dos diálogos com o público, Gisela João não resistiu em interpretar o tema ‘Voltaste’, da portuense Beatriz da Conceição, uma das suas referências profissionais.

“Agradecida” pela forma como foi recebida em Guimarães, a sua actuação terminou com ‘Não Venhas Tarde’ e ‘Antigamente’, dois temas que fazem parte do seu disco de estreia lançado a 1 de Julho de 2013 e que, ao fim de duas semanas, ocupava o primeiro lugar no top de vendas nacional, sendo considerado pela maioria dos críticos o mais importante disco de estreia de um artista português no século XXI, valendo-lhe o prémio ‘Revelação Amália’, com quem o seu talento já foi comparado várias vezes.

Em Guimarães, Gisela João, que canta o espírito lusitano com simplicidade e meninice, demonstrou os atributos que a consagram como uma fadista de excelência, depois de ter visto o seu talento reconhecido com a conquista do Globo de Ouro para Melhor Intérprete Individual. CM


Artigos Relacionados


PROCURA e OFERTA de Músicos!
Não procure mais... está tudo aqui!

Redes Sociais

     

Newsletter

Mantenha-se actualizado com as novidades do Fado.

Portal do Fado

©2006-2024  Todos os direitos reservados.