EnglishPortuguês

Saudade dos Santos

Singers - Julho 20, 2015
Nasceu em São Pedro de Alva,  a 15 de Fevereiro de 1939, mas seus pais vieram viver para o Distrito de Lisboa quando ainda era muito jovem.

Foi no Linhó, no concelho de Sintra, para onde veio viver com os pais, que começou a dar os primeiros passos no fado. Por brincadeira ia trauteando vários fados do repertório de Amália Rodrigues, acompanhada à flauta pelo pai.

 

Aos 17 anos começou a trabalhar num escritório de advogados em Lisboa e, sempre que possível, marcava presença em várias casas de fado.

 

Na sequência destas participações constantes surge a oportunidade de participar, em 1957, num concurso, organizado pelo jornal 'Vozes de Portugal', intitulado 'Rainha do Fado', que venceu. O prémio foi uma viagem de um mês a Moçambique.

Regressou a Lisboa e atuou em várias casas de fado, entre elas a "Tágide" que, à época, era a melhor e mais bem frequentada 'boîte' de Lisboa, onde atuavam os melhores artistas nacionais e estrangeiros.

 

Saudade dos Santos começou a ser presença assídua na RTP, na extinta Emissora Nacional e noutras rádios, evidenciando uma grande atividade artística, com contratos nos casinos de norte a sul do país.

 

Em 1963, o empresário Vasco Morgado convidou-a para fazer parte do elenco da revista "Lisboa à noite", no extinto Teatro Avenida, em Lisboa, que incluía ainda António Silva, Raul Solnado e Humberto Madeira, entre outros, e à qual se seguiu a participação na comédia "Uma noiva caída do céu", com Humberto Madeira e Ribeirinho, também no Avenida. Ao convite também não é alheio o facto de Saudade dos Santos ser considerada na altura uma das mais bonitas e elegantes intérpretes do fado.

 

A convite do Ministério da Defesa, participou no espetáculo "Caravana da Saudade", que foi apresentado em Angola para os soldados que se encontravam em missão de combate. Max e Maria Mariza e o acordeonista Filipe de Brito, faziam também parte do elenco. Voltou a Angola, numa revista do empresário Joseppe Bastos, em que contracenou com Leónia Mendes, Maria Dulce e Carlos Coelho.

Voltou a Portugal, realizou vários espetáculos e foi convidada para inaugurar a mais luxuosa 'boîte' da ex-Lourenço Marques (atual Maputo).

 

Participou na revista "Lisboa Antiga", no extinto Teatro Monumental e, em 1964, participou no filme "Canção da saudade", de Henrique Campos, no qual, entre outros, participaram Victor Gomes, Florbela Queirós, Simone de Oliveira, Tony de Matos e Madalena Iglésias.

Nesse mesmo ano o seu álbum de Natal, com Manuel Fernandes, recebeu um prémio da crítica norte-americana, como noticiou a revista Plateia, em janeiro de 1965.

 

No auge da carreira decidiu que a vida familiar estaria em primeiro lugar e abandonou os palcos. Saudade dos Santos faleceu a 23 de Janeiro de 2015.



Related Articles


Não procure mais... está tudo aqui!
Não procure mais... está tudo aqui!

Social Network

     

Newsletter

Subscribe our Newsletter.
Stay updated with the Fado news.

Portal do Fado

© 2006-2024  All rights reserved.