EnglishPortuguês

Um dos grandes do fado ainda não arrumou a guitarra

Notícias - Abril 27, 2022
“As pessoas chamam mestre aos velhos”, diz a rir. Mas pondo as falsas modéstias de parte, assume: “fui dos melhores no meu tempo”.

Armindo Fernandes tem 76 anos, quase 77, e, como guitarrista, tocou ao lado de muitos dos grandes nomes do fado - Cidália Moreira, Carlos do Carmo, Alfredo Marceneiro, Max, Maria da Fé, Rodrigo, Frei Hermano da Câmara, Camané, Hermínia Silva, António Mourão ou Tristão da Silva, é só dizer, cantaram os seus fados ao som dos acordes deste homem de Vagos. “E até a Amália acompanhei esporadicamente”, diz-nos.

A carreira de Armindo Fernandes não finda nos inúmeros discos e concertos pelo mundo fora. Em 2011, participou na banda sonora do filme espanhol “Años Después” e, em 2017, integrou o conjunto de músicos da reposição do musical “Amália”, de Filipe La Feria. Mais recentemente, apareceu num episódio da série espanhola “La Casa de Papel”, ao lado de Cidália Moreira – que acompanhou durante quinze anos -, no tema “Grândola, Vila Morena”, experiência que, segundo o próprio, foi inesquecível.

Estamos na Vista Alegre, em Ílhavo, em casa do amigo de longa data Carlos Campos, cronista e antigo jornalista. Armindo Fernandes mora em Lisboa mas está de visita à sua terra depois de recentemente ter lançado um álbum a solo, inteiramente instrumental, a que chamou “Armindo Fernandes e Amigos” (os amigos são Jaime Santos, Jorge Fernando, Carlos Manuel Proença, Paulo Paz, Miguel Gonçalves, André Teixeira, Ni Ferreirinha e Bruno Costa).

Dos dez temas do alinhamento fazem parte “Para vós senhora de Vagos”, “Valsa vaguense” e “Marcha da Rua da Fonte Nova”, que Armindo Fernandes dedica ao concelho onde nasceu. “Não renego as minhas origens”, assegura, contando que foi buscar o título da terceira daquelas canções à rua que o viu nascer.


Artigos Relacionados


Rentabilize o seu negócio!
PROCURA e OFERTA de Músicos!
Não procure mais... está tudo aqui!

Redes Sociais

     

Newsletter

Mantenha-se actualizado com as novidades do Fado.

Portal do Fado

©2006-2024  Todos os direitos reservados.