EnglishPortuguês

Carla Pires

Fadistas - Actualizado em Março 07, 2019
Iniciou o seu percurso artístico em Setembro de 1993, ao participar na primeira série do programa Chuva de Estrelas.

Em 1995 concluíu a sua formação na Escola Profissional de Artes e Ofícios do Espectáculo. Entre 1994 e 1995 gravou diversas bandas sonoras para telenovelas portuguesas: “Roseira Brava”, “Primeiro Amor”, “Ana e os Sete”.

Em Setembro de 1996 venceu  o concurso organizado pela  Sociedade Portuguesa de Autores, tendo representado Portugal no Festival de Salónica (Grécia), onde obteve o primeiro lugar com o tema “Canção do Vento e da Terra”, de José Manuel Coelho.

Entre Julho 2000 – Março 2002 integra o elenco fixo do Musical Amália, de Filipe La Féria, exibido durante mais de dois anos no Teatro Politeama.

Participa em 2002, como actriz e cantora  desempenhando o papel de Teresinha na novela “O Olhar da Serpente”, de Francisco Nicholson e Felícia Cabrita, produção da NBP para a SIC.

Ainda em 2002 grava com o Quinteto Amália, o CD “O Fado em Concerto”, com direcção musical de José Marinho. Em Setembro de 2003 regressa ao musical Amália, onde desempenhou o papel de Amália “jovem”, até Julho de 2005.

Em Setembro de 2004 apresentou-se na Festa do Avante ao lado de Mísia e Aldina Duarte, em Dezembro participa com Ana Sofia Varela no Festival Atlantic Waves em Londres e em finais de Dezembro canta para 2000 jovens no Encontro de Taizé em Lisboa, onde foi longamente aplaudida.

Em Maio (23 e 24) realizou três concertos na Expo2005 em Aichi – Japão, a convite do Comissariado Português. O concerto do dia 24, dia dedicado a Portugal, contou com a presença  do então Presidente da República Dr. Jorge Sampaio.

Terminada a participação no Musical Amália, Carla Pires apresentou-se em Agosto de 2005  em Irun (Espanha), voltou a actuar na Festa do Avante e em Setembro participa no Festival Internacional da Casa de Mateus. Em Janeiro de 2006 actuou durante uma semana na Grécia, em Março, deslocou-se à Suécia para dois concertos (Estocolmo e Lund), actuou no início de Julho em Mantua (Itália), em Setembro, juntamente com António Zambujo e Liana realizou na Festa do Avante um espectáculo de homenagem a Alain Oulman e em Novembro 2006 cantou em Sint-Truiden e Herzele (Bélgica) assegurando já duas digressões no Benelux para Novembro 2007 e Abril 2008. 

O primeiro CD a solo da artista, Ilha do Meu Fado foi editado pela Ocarina em Junho de 2005 e conta com a participação de alguns dos melhores músicos de fado da actualidade: Custódio Castelo, José Manuel Neto, Paulo Parreira e Mário Pacheco na guitarra portuguesa; Luís Pontes na guitarra clássica e Ricardo Cruz no contrabaixo.



Artigos Relacionados


Comentários
#1 DalilaTDMK 2017-04-21 22:32 Boa noite, vocês não saberiam a idade da Carla Pires ? Não consigo achar esta informação na net.
Muito obrigado
Citação
PROCURA e OFERTA de Músicos!
Não procure mais... está tudo aqui!

Redes Sociais

     

Newsletter

Mantenha-se actualizado com as novidades do Fado.

Portal do Fado

©2006-2024  Todos os direitos reservados.