EnglishPortuguês

Um violino no Fado

Arquivo - Abril 23, 2010
Natalia Juskiewicz é uma violinista polaca com um projecto singular: concretizar um disco de Fado clássico onde, pela primeira vez, a tradicional voz é substítuida pelo violino.

Natalia Juskiewicz é uma violinista polaca que reside em Portugal há vários anos. Titular de um diploma superior em estudos clássicos de violino, pela Academia de Poznan, uma das escolas mais conceituadas do mundo, iniciou a sua carreira musical como intérprete solista e, também, integrando orquestras e formações polacas de prestígio internacional.

Em 2010, deu o primeiro passo para a concretização de um pessoalíssimo projecto artístico: um disco de Fado clássico onde, pela primeira vez, a tradicional voz é substítuida pelo violino.

É uma ideia, ao mesmo tempo, simples e original, que está a merecer um grande cuidado na sua concepção e concretização e é, também, a homenagem sentida por parte de uma violinista clássica que, profundamente tocada pela expressão universal da nossa música, se descobriu com “alma fadista” e quis casar os dois universos.

Os temas escolhidos para o disco são standards do repertório maior do Fado, “cantados” com frescura e densidade, de acordo com a inspiração das cordas do violino.

Foram já gravados dois desses temas: “Com Que Voz” e “Canção do Mar”. No estúdio, com a artista, esteve um naipe de músicos de qualidade, acompanhantes habituais de nomes consagrados e o que ficou registado, confirma a singularidade do projecto e faz adivinhar um disco arrebatador.

Mais informações: www.nataliajuskiewicz.com



Artigos Relacionados


Comentários
#1 Fabio Pereira 2010-04-25 03:50 Deve vir a dar algo interessante. Mas esperemos que nao deixem, esta entrada de violino em musicas de fado, apenas pegar em musicas ja conhecidas, inovem letras tb. Citação
PROCURA e OFERTA de Músicos!
Não procure mais... está tudo aqui!

Redes Sociais

     

Newsletter

Mantenha-se actualizado com as novidades do Fado.

Portal do Fado

©2006-2024  Todos os direitos reservados.