EnglishPortuguês

Fernando Girão

Fadistas - Actualizado em Setembro 16, 2011
Fernando Girão é um nome de referência, um músico habituado a construir pontes entre culturas, entre continentes e entre espíritos.

Fernando Girão nasce em S. Paulo. Filho da cantora brasileira Maria Girão e do guitarrista português Fernando de Freitas com quem aprende a tocar guitarra clássica, inicia a sua carreira artística aos 14 anos ainda no Brasil como vocalista de vários grupos de rock. Vem para Portugal com o pai e forma o agrupamento musical Pentágono que na altura seria uma das mais importantes bandas rock do ambiente musical portuense.

Após trabalhar com nomes como António Pinho Vargas, Rão Kyao ou Jorge Palma, parte para Angola onde grava o seu primeiro disco e aí permanece durante 3 anos. Aos 24 grava e produz os seus primeiros trabalhos como solista, Brothers Of The Sun e Discretamente. Decide ir para Paris onde reside vários anos, actuando nos principais clubes parisienses e em muitas capitais europeias.

A partir daí Fernando Girão torna-se um homem do mundo, volta às suas raízes, e no Brasil grava com o percussionista Dom Bira e o baixista Zeca Assunção, músico assíduo nas formações de Egberto Gismonti. Parte para Madrid onde reside durante alguns anos, aí compõe e grava os seus próprios discos e produz outros, tanto para artistas espanhóis como portugueses. Estados Unidos da América, Marrocos, Holanda e Inglaterra são locais que também fazem parte da sua jornada em busca de outras culturas e influências. Por todos os sítios onde passa faz amigos e com eles descobre novas experiências, quer actuando, colaborando, compondo, ou mesmo produzindo diversos trabalhos musicais. Em 1984 colaborou como compositor e interprete na banda sonora da telenovela portuguesa "Chuva Na Areia".

Escreveu, participou e dirigiu musicalmente o espectáculo "Saudades", produzido pela produtora inglesa Belinda King para um corpo de baile russo e inglês. Fernando Girão é membro da Sociedade Portuguesa de Autores (SPA), da Sociedade da Língua Portuguesa, da Sociedade General de Autores Españoles (SGAE) e da Academia Latina de La Grabácion, organização responsável pela atribuição dos Grammyes.
 
Fernando Girão, criou a sua própria maneira de improvisar, possuidor de uma voz e forma de cantar inconfundíveis, (inventou um idioma sonoro no qual trabalha continuamente) o que lhe confere um estilo absolutamente pessoal. Filho de Maria Girão (cantora Brasileira) e Fernando de Freitas (Guitarrista e Director musical de Amalia Rodrigues) viveu e desenvolveu a sua carreira em muitos lugares, como seja a sua terra natal (Brasil), Espanha, França, Inglaterra, Marrocos, Angola, Holanda, Estados Unidos e Portugal entre outros. A sua vivência permitiu-lhe o contacto e aprendizagem de diversos estilos musicais, ao ter a oportunidade de tocar com grandes e conceituados músicos: Airto Moreira, Abe Laboriel, Ernie Watts, Harvey Mason, Luiz Avellar, John Beasley, Flora Purim, Alphonso Johnson, Alex Acuña, John B. Williams, John Patittucci, Joey Heredia, Luís Conte, Rubem Dantas, Ricardo Silveira, Marcio Montarroyos, Walfredo Reyes, Dulce Pontes, Maria João, e um longo mais... Fernando Girão tem diversos trabalhos a solo e dezenas de participações com outros artistas, tanto em gravações como em espectáculos por todo o Mundo, sendo fundador e mentor de varios projectos, tendo já editado mais de duas centenas e meia de temas como compositor, autor e produtor.


Artigos Relacionados


PROCURA e OFERTA de Músicos!
Não procure mais... está tudo aqui!

Redes Sociais

     

Newsletter

Mantenha-se actualizado com as novidades do Fado.

Portal do Fado

©2006-2024  Todos os direitos reservados.