EnglishPortuguês

José Afonso

Fadistas - Actualizado em Março 07, 2019
Na história da música portuguesa existem muitas personalidades que marcaram o seu tempo. Não são muitos, porém, os que determinaram a história da música. José Afonso foi um deles.

Ficaria conhecido por um nome ao mesmo tempo íntimo e universal: Zeca Afonso. Um nome que refere mais do que o artista, mas convoca uma figura poderosa no imaginário colectivo, figura que adquire contornos de mito. Disso tinha, de alguma forma, consciência. Na longa recolha de entrevistas que José António Salvador reuniu no livro Livra-te do Medo, afirma: "Eu um mito? (...) Só sinto que sou um mito quando me falam disso.
José Afonso não se limitou a determinar o curso da história da música. Foi protagonista destacado nas principais mudanças culturais, políticas e sociológicas que Portugal conheceu desde os anos sessenta.
Talvez seja esta a principal característica que distingue Zeca Afonso. Ele transcendeu largamente a sua condição de compositor-cantor e o seu estatuto de artista. Foi um homem que fez de novo.

José Manuel Cerqueira Afonso dos Santos nasceu em Aveiro, no dia 2 de Agosto de 1929. No ano seguinte os seus pais partem para Angola por razões profissionais, permanecendo ele em Aveiro, em casa de tios, devido a questões de saúde.
O seu pai, o juiz José Nepomuceno Afonso, deixou-lhe marca profunda: "Era um sujeito bastante neurótico, com grandes flutuações de humor, mas do ponto de vista intelectual de uma solidez, de uma precisão, de um rigor impressionantes. (...) Não encarou muito bem a minha actividade de cantor. (...) Queria um filho doutor. Formalmente teve, mas na prática deu-me para as cantigas. Mais tarde (...) foi-me aceitando melhor quando descobriu que as canções eram contra o regime".
É a sua mãe, professora primária, que vai exigir a ida de Zeca para Angola, com três anos. Viaja no navio Mouzinho, acompanhado por um tio que o deixa ao abandono por se encontrar em lua-de-mel. O rapazito vai agarrar-se a um missionário, a única pessoa que lhe presta atenção. Recordá-lo-á em sonhos por toda a vida.

No Bié, mais tarde em Luanda e depois em Lourenço Marques, Zeca Afonso fica profundamente impressionado por África. "A África como entidade física é uma coisa que pesou muito na minha vida e nas minhas recordações".
Em 1936 volta de novo a Aveiro, partindo no ano seguinte para Moçambique, onde se junta de novo aos pais e aos irmãos, Maria (a Mariazinha) e João. Os irmãos serão uma presença forte na vida de José Afonso. O irmão, mais velho, é uma figura próxima e estrutura do clã, que o apoiará em ocasiões difíceis um pouco ao longo de toda a sua vida. A irmã, mais nova, concitará os seus afectos, bem patentes nas cartas que lhe escreve. Regressa de novo a "Portugal Continental", passando a residir na casa de um seu tio, presidente da Câmara Municipal de Belmonte. Aí contacta com a mentalidade profundamente conservadora do país interior, que muito o vai incomodar. Mas é, também, o período fértil em que descobre as canções populares da Beira, que mais tarde tão grande presença virão a ter na sua música.

Com 11 anos vai para Coimbra, para casa de uma tia, num ambiente igualmente fechado, conservador e ultra-religioso. Aí, no Liceu D. João III, conhece António Portugal e Luiz Goes. E é ainda no liceu que começa a cantar serenatas, o ponto inaugural da sua ligação à música. Dirá: "Eu tinha uma grande vontade de cantar. (...) Naquela altura qualquer tipo que tivesse um bocado de voz, mesmo pouca ou nenhuma, era imediatamente agregado para aquele grupo de serenatas. Havia também um mecanismo muito interessante, não sei se vinha da burguesia ou da nobreza, através do qual um tipo convidava um amigo que sabia cantar quando estava interessado em alguma rapariga que se encontrava sob reserva em qualquer "lar". Ao amigo que sabia cantar cabia-lhe o papel de prestar homenagem amorosa à rapariga, mandatado pelo interessado. Em muitas das serenatas desempenhei essa incumbência".
Nesses primeiros anos terá uma vivência apaixonada por Coimbra "Troquei essas recordações, uma espécie de liberdade física de que gozava em África, pelo mito de Coimbra, uma Coimbra romântica daquela liberdade libertina que nos cantavam e nós cantávamos. (...) Imaginava uma Coimbra além das suas reais dimensões. Era uma Coimbra poetizada, porque quando eu queria concretizar na cidade essa imagem, era uma chateza do caraças".

Em 1949 entra para a Universidade de Coimbra, no curso de Ciências Histórico-Filosóficas da Faculdade de Letras. Virá a concluir a Licenciatura com um interesse apenas remoto, visto que a música era já a sua principal motivação. Alguns dos discos iniciais traziam na capa o nome do artista com "canudo": Doutor José Afonso. Desta época data, também, o seu primeiro casamento, do qual nascem os seus filhos José Manuel e Helena, e que será vivido no meio de severas dificuldades económicas.

Como tantos outros, José Afonso é atraído pela expressão musical mais aceite na Academia: o fado. Os seus dois primeiros discos de 78 rotações, são editados em 1953. Entre outros temas, neles estão Fado das Águias (o primeiro tema gravado pelo cantor) e Solitário, de António Menano. É acompanhado por António Brojo e António Portugal nas guitarras e Aurélio Reis e Mário de Castro nas violas. Três anos mais tarde edita o seu primeiro EP, de novo com fados de Coimbra.
A partir de 1958, já depois de uma digressão musical a Angola integrando a Tuna Académica, onde a realidade colonial e o racismo o deixam muito impressionado, José Afonso começa a cantar regularmente em colectividades e meios populares, em parte para superar dificuldades económicas.
Balada do Outono, um tema decisivo para a superação da forma tradicional do fado de Coimbra, e que está na origem do movimento da balada, é editado em 1960.

Águas
Passadas do rio
Meu sono vazio
Não vão acordar
Águas
Das fontes calai
Ó ribeiras chorai
Que eu não volto
A cantar
Rios que vão dar ao mar
Deixem meus olhos secar (...)

O conteúdo político do tema, com letra e música de Zeca Afonso, é apenas implícito. Mas foi descodificado pelos mais atentos, tal como não lhes escapou a ousadia formal da "Balada", que crismará um género consagrado na década seguinte. Na opinião de Louzã Henriques: "Considero muito importante a Balada do Outono do Zeca, porque pela primeira vez aparece uma coisa que, não tendo a estrutura de um fado, modificava a técnica da própria balada (...). Pela própria evolução do país começa então a vincar-se um desejo de intervenção política (...). Naturalmente, esta consciência política radicaliza alguns grupos, surgindo daí uma certa antipatia por coisas que eram tradicionais: a guitarra entra em desprestígio, bem como o próprio fado, o uso da capa e batina, a praxe, etc. (...) A guitarra praticamente desaparece ou passa para segundo plano; o suporte musical passa cada vez mais para a viola".

Em Maio de 1964 José Afonso actua na Sociedade Musical Fraternidade Operária Grandolense, onde se inspira para fazer a canção Grândola, Vila Morena. A música viria a ser a senha do Movimento das Forças Armadas no golpe de 25 de Abril de 1974, permanecendo como uma das músicas mais significativas do período revolucionário. Ainda naquele ano são lançados os álbuns Cantares de José Afonso e Baladas e Canções.

Ainda em 1964, José Afonso estabelece-se em Lourenço Marques, com Zélia sua companheira à data, reencontrando os filhos do anterior casamento. Entre 1965 e 1967 é professor no Liceu Pêro de Anaia, na cidade da Beira, e em Lourenço Marques. Colabora com um grupo de teatro local, musicando uma peça de Bertolt Brecht, A Excepção e a Regra. Manifesta-se contra o colonialismo, o que lhe causa problemas com a PIDE, a polícia política do Estado Novo. Em Moçambique nasce a sua filha Joana, em 1965.

Residiu, entre 1964 e 1967, em Moçambique, acompanhado pelos dois filhos e pela sua companheira, Zélia, tendo ensinado na Beira, e em Lourenço Marques. Nesta altura, começa a sua carreira política, em defesa dos ideais de independência, o que lhe valeu a atenção dos agentes do governo colonial.

Quando regressa a Portugal, em 1967, é colocado como professor em Setúbal; no entanto, fica a leccionar pouco tempo, pois acaba por ser expulso do ensino oficial, depois de um período de doença. Para sobreviver, começa a dar explicações. A partir desse ano, torna-se definitivamente um símbolo da resistência democrática. Mantém contactos com a Liga de Unidade e Acção Revolucionária e o Partido Comunista Português — ainda que se mantenha independente de partidos — e é preso pela PIDE. Continua a cantar e participa no I Encontro da Chanson Portugaise de Combat, em Paris, em 1969. Grava também Cantares do Andarilho, recebendo o prémio da Casa da Imprensa pelo Melhor Disco do Ano, e o prémio da Melhor Interpretação. Para que o seu nome não seja censurado, Zeca Afonso passa a ser tratado nos jornais pelo anagrama Esoj Osnofa.

Em 1971 edita "Cantigas do Maio", no qual surge Grândola, Vila Morena, que acaba por interpretar pela primeira vez num concerto no Auditório da Galiza. Zeca participa em vários festivais, sendo também publicado um livro sobre ele e lança o LP "Eu vou ser como a toupeira". Em 1973 canta no III Congresso da Oposição Democrática e grava o álbum "Venham mais Cinco". Ao mesmo tempo, começa a dedicar-se ao canto, e apoia várias instituições populares, enquanto que continua a sua carreira política na Liga de Unidade e Acção Revolucionária.

Entre abril e maio de 1973 esteve detido no Forte-prisão de Caxias pela PIDE/DGS.
Após a Revolução de 25 de Abril de 1974, acentua a sua defesa da liberdade, tendo realizado várias sessões de apoio a diversos movimentos, em Portugal e no estrangeiro; retoma, igualmente, a sua função de professor. Continuou a cantar, gravando o LP "Coro dos Tribunais", ao mesmo tempo que se envolve em numerosas sessões do Canto Livre Perseguido, bem como nas campanhas de alfabetização do MFA. A sua intervenção política não para, tornando-se um admirador do período do PREC. Em 1976 declara o seu apoio à campanha presidencial de Otelo Saraiva de Carvalho.

Os seus últimos espetáculos terão lugar nos coliseus de Lisboa e do Porto, em 1983, numa fase avançada da sua doença. No final desse mesmo ano é-lhe atribuída a Ordem da Liberdade, mas o cantor recusa a distinção.
Em 1985, é editado o seu último álbum de originais, "Galinhas do Mato", no qual, devido ao estado da doença, Zeca não consegue interpretar todas as músicas previstas. O álbum acaba por ser completado por José Mário Branco, Sérgio Godinho, Helena Vieira, Fausto e Luís Represas. Em 1986 apoia a candidatura de Maria de Lourdes Pintasilgo a Presidente da República.

José Afonso morre a 23 de fevereiro de 1987 no Hospital de Setúbal. Tinha 57 anos.


Artigos Relacionados


Comentários
+1 #1 JoaoMenezes 2009-06-30 14:33 Grande, enorme, Zeca Afonso!

Um génio! Imortal!

Não acho que tenha sido um azar ter nascido em Portugal… Pelo contrário, acho que só poderia ter sido Português! Venham mais génios.
Citação
#2 Simone147 2009-11-12 21:28 Zeca Afonso grande referencia da musica popular portuguesa e da musica de intervenção será sempre uma figura imortal que falta nos faz este grande HOMEM Citação
#3 Luís Alberto Meneses de Almeida 2013-03-28 02:04 Apesar de ter falecido em 1987,o cantor José Afonso continua a ser recordado e cantado por muitos novos cantores alguns que o conheceram ainda em vida. Portugal tem a honra de ter no seu historial poucos mas bons que fazem a referência da música moderna portuguesa do século xx. Citação
Rentabilize o seu negócio!
PROCURA e OFERTA de Músicos!
Não procure mais... está tudo aqui!

Redes Sociais

     

Newsletter

Mantenha-se actualizado com as novidades do Fado.

Portal do Fado

©2006-2024  Todos os direitos reservados.