EnglishPortuguês

O Fado ficou muito mais conhecido além fronteiras

Archive - Novembro 26, 2012
Um ano após a proclamação da UNESCO, "o Fado ficou muito mais conhecido além fronteiras", mas "no circuito interno ficou tudo na mesma", atesta a Associação Portuguesa dos Amigos do Fado (APAF).

No dia 27 de novembro do ano passado, o VI Comité Inter-governamental da UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura) reunido em Nusa Dua, na ilha indonésia de Bali, proclamou o Fado Património Cultural Imaterial da Humanidade.

Segundo a APAF, que dispõe de dois lugar no conselho consultivo do Museu do Fado, "para a generalidade da classe fadista pouco ou nada se alterou, mas para aquela meia dúzia de artistas que tinham contratos para o estrangeiro, esses tiveram vantagem", disse a presidente, Julieta Estrela de Castro.

Na sua opinião, as casas de fado de Lisboa não beneficiaram de mais turismo, mas houve pessoas que começaram a entender melhor esta canção popular urbana.

"Havia muita gente que achava que o Fado era uma música menor, mas veio a provar-se que não é bem assim, as pessoas começaram a aderir e a entender melhor esta forma de estar do povo português, sentimentos contraditórios que podem ser transmitidos através de uma música tão simples", disse a presidente da APAF.

Para Julieta Estrela de Castro, "um ano é pouco tempo para fazer uma análise concreta deste grande feito que nos enche de orgulho".

Julieta Estrela de Castro referiu o trabalho pioneiro desta associação, fundada há 18 anos, e que conta com mais de duas centenas de associados.

"Quando fundámos a associação, em 1994, falar de Fado era muito raro. Fomos nós que começámos a fazer palestras e a evocar artistas que foram muito grandes neste universo", recordou.

Para a responsável, neste percurso tiveram "contratempos, deceções, mas também alegrias e elogios" e "tudo valeu a pena", tanto mais que esse esforço é premiado terça-feira pela Câmara de Lisboa com a entrega à APAF da Medalha Mérito Municipal, grau Ouro.

A Câmara reconhece que esta associação "contribuiu de forma decisiva" para que o Fado integrasse a Lista do Património Imaterial da Humanidade da UNESCO, segundo o Boletim Municipal.



Related Articles


Não procure mais... está tudo aqui!
Não procure mais... está tudo aqui!

Social Network

     

Newsletter

Subscribe our Newsletter.
Stay updated with the Fado news.

Portal do Fado

© 2006-2024  All rights reserved.