EnglishPortuguês

Pedro da Silva Martins

Músicos - Março 17, 2017
Pedro da Silva Martins (Lisboa, 11 de Maio de 1976) é um compositor, letrista e guitarrista português, celebrizado pelo grupo Deolinda.

Pedro da Silva Martins é ainda conhecido pela autoria de canções para outros artistas e intérpretes como Mariza, Ana Moura, António Zambujo, Cristina Branco, Helder Moutinho, Melech Mechaya, Anabela, Marafona e Rita Redshoes.

Foi autor de vários textos e argumentos para televisão portuguesa. Como músico, foi membro fundador do grupo "Bicho de 7 cabeças", onde se destacou como letrista.

Em 2006, surge o grupo Deolinda, a partir de 4 canções que compôs. É o autor de todas as músicas e letras do grupo. Alguns dos principais sucessos musicais da banda são Movimento Perpétuo Associativo, Fon Fon Fon, Fado Toninho, Clandestino, Mal por Mal, Um Contra o Outro e Passou por Mim e Sorriu ou Seja Agora. É ainda autor da letra e da música Parva que Sou que rapidamente se tornou um hino da juventude.

Em 2013 venceu o Prémio "Melhor Canção do Ano" de 2012 com o tema "Desfado", escrito para o disco homónimo de Ana Moura, atribuído pela Sociedade Portuguesa de Autores. A mesma canção ganha, em Maio de 2013, o Globo de Ouro para Melhor Canção.

Em 2014, o álbum "Desfado" ganha o prémio Amália para melhor disco, com a seguinte menção honrosa ao tema: “O júri decidiu atribuir o prémio a este álbum pelo que ele encerra de qualidade poética, musical e interpretativa. Mas, sobretudo, brindar a originalidade do tema que lhe dá título e que em nada belisca a tradição, na inovação para a evolução”.

Em Outubro de 2014, a convite do ilustrador João Fazenda, estreou-se na escrita para teatro na peça infantil intitulada "Retrato Falado", que esteve em cena no Teatro Maria Matos.

Em Novembro de 2014, é uma das 30 figuras da música portuguesa escolhidas para a edição especial dos 30 anos da revista .

Em Julho de 2015, edita o livro infantil "Porque Chora o Rei?", do qual é co-autor com Leonor Tenreiro. O livro tem ilustrações de João Fazenda.

Em 2016, o àlbum "Mundo" de Mariza, o qual inclui o tema "Saudade Solta" é nomeado para os Grammy Latinos na categoria de “Melhor álbum pop contemporâneo em Língua Portuguesa”.

Em Março de 2016, tinha 6 álbuns e 23 canções no top 30 nacional de vendas. Em Dezembro de 2016, foi um dos 16 autores convidados pela RTP a compor um tema para o Festival da Canção 2017.Em 2017 compõe para o novo disco da Lena d'Àgua. Em 2018 participa no disco "Nação Valente" de Sérgio Godinho.


Artigos Relacionados


PROCURA e OFERTA de Músicos!
Não procure mais... está tudo aqui!

Redes Sociais

     

Newsletter

Mantenha-se actualizado com as novidades do Fado.

Portal do Fado

©2006-2024  Todos os direitos reservados.