EnglishPortuguês

40 fados - José Luís Gordo e Arménio de Melo

Livros - Janeiro 05, 2013
Edição de Autor / 2013
O livro “40 fados”, de José Luís Gordo e Arménio de Melo, revela novas melodias fadistas com a respetiva partitura, para poemas em quadras, decassílabos, quintilhas, sextilhas, alexandrinos e versículos.

A ideia, explica Arménio de Melo numa nota introdutória, foi compor melodias, com a respetiva partitura para guitarra, para poemas em quadras, decassílabos, quintilhas, sextilhas, alexandrinos e versículos, "os fados ditos estróficos”.

Sobre a obra, Sara Pereira escreve que resultou de um “diálogo cúmplice”, entre a poesia de José Luís Gordo, que “tem sido o cronista de uma Lisboa íntima, luminosa de simplicidade” e a composição de Arménio de Melo, “oriundo de uma linhagem de grandes músicos do fado liderada pelo histórico Martinho d’Assunção, com quem estreitamente colaborou”.

“Deste diálogo cúmplice entre a poesia e a música surgiram 40 fados inéditos que o destino transmutará agora, seguramente, no encontro alquímico entre o texto, a música e a voz”, remata a diretora do Museu do Fado.

Arménio de Melo dá conta deste trabalho cúmplice: “Estávamos sempre em contacto trocando ideias sobre esta ou aquela palavra, sobre esta ou aquela nota, aquela ‘voltinha’ pois é esta forma de escrever e compor que define uma parceria”.

No prefácio, o presidente da Câmara de Lisboa, António Costa, atesta que José Luís Gordo “é Mundo” para justificar em seguida: "Na poesia de José Luís Gordo redescobrimos Lisboa aberta em mil cores. Uma Lisboa arreigada à tradição mais popular, que aqui redescobrimos pela desconcertante inquietude de quem perscruta o Mundo em permanência. José Luís Gordo é Lisboa e, sendo Lisboa, é Mundo”.

Sara Pereira sublinha por outro lado, que “Arménio de Melo desenvolveu, ao longo de mais de quarenta anos de intensa atividade profissional, um percurso riquíssimo onde a música, o ensino e a investigação convivem abertamente”.

Licenciado em Ciências Musicais da Universidade Nova de Lisboa, Arménio de Melo tem gravado, regularmente, acompanhando fado, integrado noutros projetos musicais e interpretando as suas próprias composições. Para a Estoril Discos realizou a gravação de vários fados tradicionais com o propósito de se fixar a sua melodia.

"40 fados" é o terceiro livro de José Luís Gordo, o primeiro acompanhado das melodias referentes a cada poema, criadas e registadas em pauta por Arménio de Melo, sucedendo a "Recados ao Fado", livro editado em 2004, ao qual se seguiu, em 2010, “Poemas do meu fado”, publicado com um CD em que se regista a interpretação com música de alguns dos poemas e a declamação por si de o outros.

Distinguido com Prémio Amália Melhor Poeta, em 2005, José Luís Gordo, aos 16 anos, viu a sua primeira poesia cantada pela fadista Beatriz Ferreira, intitulada "Tudo na vida passou".


Artigos Relacionados


PROCURA e OFERTA de Músicos!
Não procure mais... está tudo aqui!

Redes Sociais

     

Newsletter

Mantenha-se actualizado com as novidades do Fado.

Portal do Fado

©2006-2024  Todos os direitos reservados.