EnglishPortuguês

Beatriz Villar canta temas tradicionais do fado de Coimbra

Notícias - Fevereiro 18, 2023
A cantora Beatriz Villar apresenta o seu primeiro EP, intitulado 'Viragem', que pretende que seja mais um passo para normalizar a voz feminina no Fado de Coimbra.

"Está na altura de darmos esse passo e de tornarmos isso normal [uma mulher cantar Fado de Coimbra]. Eu não o faço por mim, mas a pensar no plural, noutras mulheres e meninas que queiram abordar este estilo", disse à agência Lusa Beatriz Villar, que apresenta pela primeira vez o seu EP de estreia no sábado, no âmbito do ciclo do Convento São Francisco "Santos da casa fazem milagres".

A cantora considera que "o Fado de Coimbra faz todo o sentido na voz feminina", referindo que a viragem que dá o título ao EP aponta também para uma outra mudança no panorama atual do género.

"Falta ao Fado de Coimbra profissionalizá-lo. Está sempre associado aos estudantes e à academia e falta a profissionalização do estilo musical. O Luiz Goes, José Afonso e o Adriano conseguiram dar esse salto, mas depois não houve continuidade. É isso que também estamos a tentar fazer", aclarou.

Natural de Loulé, Beatriz Vilar (distrito de Faro), de 25 anos, cresceu em Cantanhede (distrito de Coimbra), e o fado, quer de Lisboa quer de Coimbra, esteve sempre presente em casa.

Apesar disso, só quando entrou para a universidade é que começou por explorar a Canção e Fado de Coimbra, a partir do grupo Na Cor do Avesso, com temas originais, mas em que abordava a musicalidade daquele estilo.


Artigos Relacionados


PROCURA e OFERTA de Músicos!
Não procure mais... está tudo aqui!

Redes Sociais

     

Newsletter

Mantenha-se actualizado com as novidades do Fado.

Portal do Fado

©2006-2024  Todos os direitos reservados.