EnglishPortuguês

Ana Laíns - Quatro Caminhos

Discos - Março 09, 2010
Seven Muses / 2010
Ana Laíns é mais reconhecida internacionalmente, talvez porque não tenha feito uma aposta clara no fado e aponte antes para um meio termo entre o fado, a música popular e a música ligeira portuguesa.

"Quatro caminhos", editado pela Difference, inclui originais de Amélia Muge, Samuel Lopes, Ângelo Freire, e Diogo Clemente, que volta a ser o produtor deste trabalho, e poemas de Carlos Drummond de Andrade, Natália Correia e Ruben Dário.

O álbum surge quatro anos depois do primeiro disco, "Sentidos", e dos muitos quilómetros percorridos por entre digressões e palcos .

O álbum inclui duas homenagens, uma ao compositor Frederico Valério com a interpretação de "Na rua dos meus ciúmes", uma criação de Helena Tavares, e de "Não sei porque te foste embora", que Amália Rodrigues canta no filme "Capas negras", e uma outra homenagem a Simone de Oliveira, com a escolha do tema "Adeus" (José Galhardo/Raul Ferrão). A canção foi criada em finais da década de 1940 por Júlia Barroso, a primeira Rainha da Rádio, e retomada por Simone de Oliveira vinte anos depois.

Dos 13 temas que integram o CD, três têm a preferência pessoal da cantora: "Parolagem da vida" (Carlos Drummond de Andrade/Filipe Raposo), "Quatro caminhos" (Amélia Muge/D. Clemente) e "Condição" (D. Clemente/Paulo Loureiro).
"O poema do Carlos Drummond vai muito ao encontro do que queria expressar neste álbum, o da Amélia é o seu cartão de visita e 'Condição' reflete as cumplicidades que partilho com Diogo Clemente", explicou.

Acompanham Ana Laíns na gravação Bernardo Couto, Luís Guerreiro e Ângelo Freire (guitarra portuguesa), Diogo Clemente (viola), Marino de Freitas (viola baixo), Paulo Loureiro (piano/clarinete), Ruben Alves (piano), Gustavo Roriz (baixo fretless), Pedro Santos (acordeão), Ricardo Mateus (viola de arco) e Vicky (percussão).

A artista por ter um reconhecimento mais efusivo em palcos internacionais, tem previstas digressões na Alemanha, Bélgica, Grécia e França.
Em digressão acompanham a fadista, Luís Guerreiro (guitarra portuguesa), António Neto (viola), Vasco Sousa (viola baixo) que anteriormente acompanharam Mariza, e ainda Paulo Loureiro (piano/clarinete).


Artigos Relacionados


PROCURA e OFERTA de Músicos!
Não procure mais... está tudo aqui!

Redes Sociais

     

Newsletter

Mantenha-se actualizado com as novidades do Fado.

Portal do Fado

©2006-2024  Todos os direitos reservados.