EnglishPortuguês

Pensar Amália - Rui Vieira Nery

Livros - Julho 18, 2010
Tugaland / 2010
Dois livros lançados na última semana, no Museu do Fado, em Lisboa, procuram analisar a voz, o percurso musical e as escolhas poéticas de "Amália Rodrigues que fez uma síntese musical única”, disse a propósito, Rui Vieira Nery.

O musicólogo é o autor de “Pensar Amália”, um ensaio onde reúne textos de sua autoria, revistos, escritos nos últimos 15 anos.
O poeta Vasco Graça Moura assina “Amália dos poetas populares aos poetas cultivados”, cujo primeiro esboço foi apresentado em novembro passado à Academia de Ciências de Lisboa.

Em declarações à Lusa, Rui Vieira Nery afirmou que procurou “contextualizar” Amália, já que a intérprete “não surge como um extraterrestre”.
“Amália aprendeu com os fadistas que a precederam e sempre o reconheceu, aprendeu com as grandes cantoras espanholas como Império Argentina e Concha Piquer, e outros, e antes de todos com a sua mãe que lhe cantava melodias da Beira Baixa como ela sempre referiu”, disse o musicólogo.

Para Nery, na história do fado “há um antes e um depois de Amália”. “Amália continuou a tradição do fado, e também a das marchas populares, assim como de canções populares internacionais como a copla espanhola, as rancheras mexicanas, ou a canção romântica francesa”. “Construiu ela própria uma síntese muito própria e única”, rematou.


Artigos Relacionados


PROCURA e OFERTA de Músicos!
Não procure mais... está tudo aqui!

Redes Sociais

     

Newsletter

Mantenha-se actualizado com as novidades do Fado.

Portal do Fado

©2006-2024  Todos os direitos reservados.