EnglishPortuguês

João Vasco - Além Fado

Discos - Outubro 08, 2010
Museu do Fado / 2010
"Alémfado" resulta da encomenda feita pelo pianista João Vasco e pelo Museu do Fado
a oito músicos do universo do Jazz e da música erudita/contemporânea.

O desafio proposto foi o de recriar, para piano solo, uma compilação de fados retirados do grande repertório deste género e duas obras para guitarra portuguesa de Carlos Paredes. Ao músico e compositor Mário Laginha propôs-­-se ainda a criação de um fado original. Na génese de "Alémfado" estão presentes os conceitos de metamorfose, de transversalidade, de inovação estilística e acima de tudo de redescoberta da essência artística de um estilo. Um agradecimento especial ao apoio total e exclusivo do Museu do Fado.

Professor da classe de piano no Conservatório Nacional, divide-­-se entre o ensino e os palcos. Actuou em Espanha (Valladolid, Badajoz), França (Rouen e Lyon) e Irlanda (Cork). Apresentou-­-se também, a solo ou em agrupamentos de câmara, em salas como CCB, Gulbenkian, Culturgest, Teatro D. Maria II ou Teatro Rivoli. Desenvolve um trabalho regular com cantores, tendo-­-se já apresentado neste âmbito no Festival Ibérico, Festival de Música de Guimarães, Festival de Almada, Festival Temps d´Images, Concertos à Conversa -­- CCB, Fundação Gulbenkian e em salas por todo o país.

Fundador do “Novo Círculo de Cultura Musical” e do projecto “O Guardador de Canções” (apresentado no CCB na edição 2010 dos Dias da Música), dedica especial atenção à música contemporânea portuguesa tendo estreado obras de João Madureira e Vasco Mendonça -­ Culturgest, Teatro Rivoli, Teatro S. Luiz, "OrquestraUtópica e convidados" - CCB, C C Lagos - FaroCNC.

Em 2011 apresentará também os trabalhos discográficos: “20Fingers, de Mozart a Chico Buarque”, com o pianista Eduardo Jordão e “Poème Inachevée”, da colectânea Musique Eternelle. É licenciado pela Escola Superior de Música de Lisboa e Mestre em Artes Musicais na Universidade Nova de Lisboa.


Artigos Relacionados


Atraia mais clientes e mais negócios!
PROCURA e OFERTA de Músicos!
Não procure mais... está tudo aqui!

Redes Sociais

     

Newsletter

Mantenha-se actualizado com as novidades do Fado.

Portal do Fado

©2006-2024  Todos os direitos reservados.