EnglishPortuguês

Carla Pires

Singers - Last Updated Março 07, 2019
Iniciou o seu percurso artístico em Setembro de 1993, ao participar na primeira série do programa Chuva de Estrelas.

Em 1995 concluíu a sua formação na Escola Profissional de Artes e Ofícios do Espectáculo. Entre 1994 e 1995 gravou diversas bandas sonoras para telenovelas portuguesas: “Roseira Brava”, “Primeiro Amor”, “Ana e os Sete”.

Em Setembro de 1996 venceu  o concurso organizado pela  Sociedade Portuguesa de Autores, tendo representado Portugal no Festival de Salónica (Grécia), onde obteve o primeiro lugar com o tema “Canção do Vento e da Terra”, de José Manuel Coelho.

Entre Julho 2000 – Março 2002 integra o elenco fixo do Musical Amália, de Filipe La Féria, exibido durante mais de dois anos no Teatro Politeama.

Participa em 2002, como actriz e cantora  desempenhando o papel de Teresinha na novela “O Olhar da Serpente”, de Francisco Nicholson e Felícia Cabrita, produção da NBP para a SIC.

Ainda em 2002 grava com o Quinteto Amália, o CD “O Fado em Concerto”, com direcção musical de José Marinho. Em Setembro de 2003 regressa ao musical Amália, onde desempenhou o papel de Amália “jovem”, até Julho de 2005.

Em Setembro de 2004 apresentou-se na Festa do Avante ao lado de Mísia e Aldina Duarte, em Dezembro participa com Ana Sofia Varela no Festival Atlantic Waves em Londres e em finais de Dezembro canta para 2000 jovens no Encontro de Taizé em Lisboa, onde foi longamente aplaudida.

Em Maio (23 e 24) realizou três concertos na Expo2005 em Aichi – Japão, a convite do Comissariado Português. O concerto do dia 24, dia dedicado a Portugal, contou com a presença  do então Presidente da República Dr. Jorge Sampaio.

Terminada a participação no Musical Amália, Carla Pires apresentou-se em Agosto de 2005  em Irun (Espanha), voltou a actuar na Festa do Avante e em Setembro participa no Festival Internacional da Casa de Mateus. Em Janeiro de 2006 actuou durante uma semana na Grécia, em Março, deslocou-se à Suécia para dois concertos (Estocolmo e Lund), actuou no início de Julho em Mantua (Itália), em Setembro, juntamente com António Zambujo e Liana realizou na Festa do Avante um espectáculo de homenagem a Alain Oulman e em Novembro 2006 cantou em Sint-Truiden e Herzele (Bélgica) assegurando já duas digressões no Benelux para Novembro 2007 e Abril 2008. 

O primeiro CD a solo da artista, Ilha do Meu Fado foi editado pela Ocarina em Junho de 2005 e conta com a participação de alguns dos melhores músicos de fado da actualidade: Custódio Castelo, José Manuel Neto, Paulo Parreira e Mário Pacheco na guitarra portuguesa; Luís Pontes na guitarra clássica e Ricardo Cruz no contrabaixo.



Related Articles


Não procure mais... está tudo aqui!
Não procure mais... está tudo aqui!

Social Network

     

Newsletter

Subscribe our Newsletter.
Stay updated with the Fado news.

Portal do Fado

© 2006-2024  All rights reserved.