EnglishPortuguês

Cláudia Leal

Fadistas - Actualizado em Fevereiro 24, 2024
Cláudia Leal nasceu a 20 de Maio de 1979 em Almada. Aos 14 anos, conhece o cantor, músico e letrista Benny Pascoal que compõe vários temas para interpretar.

Em 1994, participa no Festival da Canção Infanto-Juvenil Costa Azul no Teatro Luísa Todi, em Setúbal, é então que o gosto de cantar assume principal papel na sua vida. Também em 1994 participa no programa radiofónico “Lugar aos Novos” da Rádio Renascença onde após algumas audições é convidada para a gravação de um CD, em conjunto com outros participantes. Em Maio de 1995, vence o 2º Festival da Canção Infanto-juvenil da Feira Popular de Lisboa e o prémio de melhor interprete. Em 1996, obtém o 2º lugar na Final do Festival do Sul no Algarve, e vence também o festival de Musica Portuguesa de Coina e o prémio de melhor interprete.

Em 1997, alcança o prémio de 1º classificado e o de melhor interprete no 1º Festival Infanto-Juvenil da Cidade de Elvas. Em 1998, descobre uma nova paixão, o Fado. Ganha o concurso “Big Caloiro” do Programa televisivo “Big Show SIC” com o fado “Lágrima” de Amália Rodrigues e Carlos Gonçalves e nesse mesmo ano vence o 1º concurso de Fado Amador do Beato. Em 1999, vence o 3º Festival da Cidade de Elvas e o prémio de melhor interprete no escalão sénior e em 2000, em parceria com Paco Bandeira apresenta o mesmo festival. No mesmo ano é animadora no programa radiofónico “Manhãs Felizes”, da Rádio Voz de Almada, em conjunto com o profissional José Barata. Em 2001, vence o 1º Festival da Canção de São João da Valeta em Arcos de Valdevez e o prémio de melhor interpretação. Em 2002, fica em 3º lugar no concurso o Fado Mora na Feira (Feira Popular de Lisboa).

Ainda em 2002 conquista o 1º lugar e melhor intérprete no concurso de Fado Amador da Aldeia da Palhota, no concelho do Barreiro e vence também a 1ª eliminatória do concurso Encontros de Fado de Almada 2002 o que lhe proporciona a participação no programa televisivo “Fátima Lopes” como vencedora da mesma eliminatória. Em 2004 alcança o 1º lugar no concurso “O Fado Mora em Marvila” e em Outubro desse mesmo ano responde a um apelo televisivo do Programa “Olá Portugal”, em homenagem a Amália Rodrigues, onde canta ao vivo “É Noite Na Mouraria” de Amália Rodrigues. Em 2005, classifica-se em 2º lugar no 11º Concurso Distrital de Karaoke (Setúbal). No mesmo ano é convidada para dar voz aos desenhos animados da série “Dora A Exploradora”, nos personagens Boot’s e Backpack e na série “Go Diogo Go” na Personagem Alice, ambas da RTP2, onde se mantém até hoje.

Deu também voz ao brinquedo “Backpack” da Matel e ao videojogo “Dora A Exploradora” da Concentra. A 22 de Dezembro de 2006, na Aula Magna, conquista o 2º lugar na "Grande Noite do Fado de Lisboa”, organizada pela Casa da Imprensa. Em Março de 2007, participa, a convite do Fadista Dr. Machado Soares, em dois espectáculos de fado, no prestigiado Instituto do Mundo Árabe (IMA), em Paris. No decorrer do mesmo ano, vence o 8º “Concurso de Fado da Cidade de Odivelas” e o 1º “Concurso de Fado Amador Ribatejo a Cantar”.

Em Outubro do mesmo ano entra para o elenco privativo da Casa de Fados “Marquês da Sé”, em Alfama, onde canta todas as noites ao lado de grandes nomes do fado. Em Maio de 2008 Canta na III Gala de Entrega de Prémios Amália no Centro Cultural Olga Cadaval em Sintra. Em 2009 é convidada a dar voz ao projeto “Citânia”, gravando o álbum “Segredos do mar” editado a Setembro de 2011.


Artigos Relacionados


PROCURA e OFERTA de Músicos!
Não procure mais... está tudo aqui!

Redes Sociais

     

Newsletter

Mantenha-se actualizado com as novidades do Fado.

Portal do Fado

©2006-2024  Todos os direitos reservados.