EnglishPortuguês

Alfredo Marceneiro - The fabulous Marceneiro

Discos - Janeiro 23, 2012
iPlay / 2011
Porque é que ele era Fabuloso? É ouvir esta reedição e acompanhar com notas e fotos. O carisma de Alfredo Marceneiro trata do resto.

Dizem que o rock'n'roll está num período de seca mas importa questionar de que é que se fala: será um som, uma postura ou ambos? Se nos abstraírmos de todos os contextos, temporais e estéticos, Alfredo Marceneiro era um rocker de alma fadista, genuíno e irreverente.

Manda dizer a história que a quota masculina no fado sempre foi inferior à feminina pelo que é fácil concluir que não mais houve ninguém como ele. Carlos do Carmo e Camané, as vozes de referência no género, jogam num campeonato completamente diferente.

«O Fabuloso Marceneiro» é um daqueles discos que nunca perdem o carisma de uma obra-prima mas esta reedição assume condição definitiva pelas notas de David Ferreira e fotos de época que explicam historicamente porque razão vale a pena redescobri-lo (se for caso disso).

Acrescem quatro trechos gravados entre 1960 e 1962 que só vêm enriquecer uma edição cheia. Porque Marceneiro era muito mais do que o fado. O que se ouvia na sua voz era vida e boémia vindas de uma identidade que não se pode comprar. Hoje e sempre, fabuloso mas esta reedição acrescenta a audácia que o próprio não tinha.Davide Pinheiro


Artigos Relacionados


PROCURA e OFERTA de Músicos!
Não procure mais... está tudo aqui!

Redes Sociais

     

Newsletter

Mantenha-se actualizado com as novidades do Fado.

Portal do Fado

©2006-2024  Todos os direitos reservados.