EnglishPortuguês

Custódio Castelo - de "ventus" em popa

Concertos - Julho 19, 2012
Custódio Castelo apresentou o seu novo CD no auditório do Montepio Geral em Lisboa numa plateia repleta de amigos e convidados.

In Ventus é o segundo álbum de Custódio Castelo, um dos maiores intérpretes de sempre da guitarra portuguesa. O guitarrista aproveitou o lançamento para agradecer em palco a todos os músicos e amigos que estiveram ao seu lado desde que os temas para o novo CD foram nascendo até à altura de serem gravados para este novo trabalho.

Para além de Carlos Menezes no contrabaixo e de Carlos Garcia na guitarra clássica, músicos que integram a formação Custódio Castelo Trio, o novo CD conta ainda com a participação do acordeão de Richard Galliano, do violino de Ianina Khmelik, do clarinete de Pedro Ladeira, da guitarra de 10 cordas de Miguel Carvalhinho, do baixo acústico de Joel Pina, das guitarras clássicas de Jorge Fernando, José Elmiro Nunes e Alexandre Silva, das cordas criolas de Vaiss Dias, entre outros.

Jorge Fernando acompanhou Custódio Castelo na interpretação de vários temas do novo CD In Ventus. No final o músico contou ao público, que reunia amigos e admiradores, que apaixonou-se pela guitarra portuguesa aos 16 anos, numa casa de fado em Cascais, que visitou apenas para beber uns copos no final de uma noite, como muitas outras, a tocar guitarra eléctrica. “Estava lá o José Luís Nobre Costa e fiquei ao balcão a beber um copo e a comer um petisco quase a meio metro dele. Eu só conhecia os instrumentos da música moderna. Naquela noite deu-me um arrepio de alma e desde essa altura fiquei enamorado pela guitarra portuguesa”.

O salto para os palcos e estúdios de gravação deveu-se a uma selecção de Jorge Fernando que o escolheu, ainda Custódio Castelo usava rabo-de-cavalo, numa audição com jovens músicos realizada no Entroncamento. Jorge Fernando estava ao seu lado na apresentação de In Ventus e, não tendo usado da palavra, confirmou com o seu silêncio que não está arrependido da escolha que fez naquela tarde no Entroncamento em que procurava jovens talentos em nome da editora Valentim de Carvalho. “O problema foi no outro dia”, contou Custódio Castelo que foi logo convocado para comparecer ao trabalho nos estúdios da editora de Lisboa.

O nascimento de alguns temas de In Ventus, como “Inquietude” e “O Encantador de Tristezas”, foram inspirados sob o céu de Lisboa nos regressos a casa depois de muitos dias pelo estrangeiro cumprindo a missão de levar a música portuguesa aos quatro cantos do mundo.

O Montepio é o principal patrocinador do novo CD de Custódio Castelo. O presidente da instituição, António Tomás Correia, esteve presente para agradecer a arte e genialidade de Custódio Castelo e o privilégio de poder apoiar um dos maiores e mais internacionais artistas portugueses da actualidade.


Artigos Relacionados


PROCURA e OFERTA de Músicos!
Não procure mais... está tudo aqui!

Redes Sociais

     

Newsletter

Mantenha-se actualizado com as novidades do Fado.

Portal do Fado

©2006-2024  Todos os direitos reservados.