EnglishPortuguês

Dâna - Sei finalmente

Discos - Novembro 19, 2009
Espacial / 2008
Dâna traz o fado enlaçado no peito, guardado na alma, espalhando sopros de ternura, agradecendo aos deuses que a guiam no caminho e ao filho que a faz crescer.

Ela acredita que o fado que canta se distingue do dos outros por razões simples: “Pela emoção que transmito, pelas palavras que declamo, pelo amar em cada palavra que canto.”

Ao primeiro trinar da guitarra faz-se magia, a emoção turvada pela razão, “a vida como constante aventura, mistérios por descobrir”. Não será o amor o verdadeiro mistério do fado? As palavras estão gravadas no gosto pela escrita, na alma, na voz colorindo poemas monocromáticos, verdadeira expansão de quem quando canta sente a alma.

Em ‘Sei Finalmente’, Dâna mantém a originalidade e a emoção das criações de Amália, alguns são fados quase esquecidos e raramente interpretados, como ‘Troca de Olhares’. E vai mais longe, cantando poemas de David Mourão Ferreira ou Manuel Alegre, como em ‘Trova do Vento que Passa’. Porque, para Dâna, ser humano é saber ouvir, rir, chorar. E emocionarmo-nos sempre.


“Sei Finalmente” é muito mais que um simples disco de Fados, é antes uma experiência avassaladora em que a voz de Dâna conquista ao primeiro acorde da guitarra portuguesa e que deixa saudade, ainda antes de a última nota ser executada, pela mestria dos músicos que acompanham esta jovem promessa do Fado, ao longo dos 11 temas que compõem este cd – “Sei Finalmente”.

Com arranjos de João Chitas, produção de Dâna e Vasco Lima, este trabalho representa de forma peculiar a emoção da fusão das guitarras e da voz num só, como de um elemento único da natureza.

O repertório foi escolhido pela profunda admiração da grandeza da palavra portuguesa, desde os poetas populares aos mais eruditos. Alguns destes fados são bastante antigos, e de uma maneira geral pouco cantados, tornando este disco rico em originalidade, patente também na forma de cantar de Dana.


Artigos Relacionados


PROCURA e OFERTA de Músicos!
Não procure mais... está tudo aqui!

Redes Sociais

     

Newsletter

Mantenha-se actualizado com as novidades do Fado.

Portal do Fado

©2006-2024  Todos os direitos reservados.