EnglishPortuguês

Lenita Gentil - Lenita

Discos - Abril 08, 2019
Museu do Fado / 2019
Lenita Gentil, em conjunto com o produtor e guitarrista Jorge Fernando e com os músicos Bruno Chaveiro e Marino de Freitas, assume o seu gosto e as suas escolhas a 100% e edita, pela primeira vez, um disco homónimo.

Em jeito de homenagem, aventura-se em alguns temas de Amália, com belíssimas composições em conjunto com uma surpresa bem guardada, da autoria de Jorge Fernando.

O novo disco, que traz por título apenas o nome por que é conhecida, Lenita, começou a ser preparado há mais de dois anos, mas vicissitudes várias atrasaram a sua edição. O que traz Lenita? Nove fados e duas canções, estas vindas da América do Sul: Lágrima, do cantor e compositor baiano Roque Ferreira (canção que Maria Bethânia gravou no seu disco Mar de Sophia, de 2006), e Gracias a la vida, da chilena Violeta Parra.

O resto são fados, alguns dos quais ela nunca tinha cantado. Como Flor de verde pinho (com que abre o disco) ou Nasci para ser ignorante, ambos de repertório de Amália e com música de Carlos Gonçalves, o primeiro com poema de Afonso Lopes Vieira e o segundo de Sebastião da Gama). Já os também amalianos Cuidei que tinha morrido (de Pedro Homem de Mello e Alain Oulman) ou Rasga o passado, com que fecha o disco (letra de Álvaro Duarte Simões e música de Alain Oulman), são bem mais conhecidos, embora Lenita nunca tivesse cantado este último, nem mesmo na casa de fados.

No alinhamento do disco, além de um tema de Jorge Fernando (Mais nada do que nada, no Fado Ricardo), há ainda Tia Macheta, de Berta Cardoso; Foi na Travessa da Palha, de Lucília do Carmo; ou Rosa caída, de Ada da Castro. E há um fado, que depois outras fadistas gravaram, mas que é criação de Lenita Gentil: Gota abandonada (com letra de Maria de Lourdes Carvalho e música de Martinho d’Assunção).

Lenita Gentil expressa neste disco, toda a sua garra e a forma alegre e destemida como sempre viveu a vida e a sua carreira “Lenita”, é o disco que antecipa a celebração dos 50 anos de carreira. Sem complexos, com a garra usual e com os olhos postos no futuro, assumindo a sua voz, as suas preferências e as suas escolhas, num todo surpreendente!


Artigos Relacionados


PROCURA e OFERTA de Músicos!
Não procure mais... está tudo aqui!

Redes Sociais

     

Newsletter

Mantenha-se actualizado com as novidades do Fado.

Portal do Fado

©2006-2024  Todos os direitos reservados.