EnglishPortuguês

Júlio Pereira - Geografias

Discos - Agosto 21, 2007
Valentim de Carvalho / 2007
Júlio Pereira regressa ao mercado discográfico com Geografias, o seu mais recente disco, editado em Junho, onde o músico português promove o re-encontro com o seu instrumento de eleição: o bandolim.

Longe vão os anos de “Cavaquinho”, “Braguesa” e “O Meu Bandolim”, discos que revolucionaram a estética da música tradicional portuguesa nos anos 80/90, entre uma vasta discografia, que se estende desde 1971 até aos nossos dias. E é curioso constatar que Júlio Pereira é dos poucos músicos “constantes”, que sempre se caracterizou e distinguiu pelo seu virtuosismo multi-instrumental, emocionando os sentidos mais profundos através do trinar do bandolim, da braguesa ou da guitarra portuguesa, paralelamente à energia rítmica do cavaquinho ou à “irreverência” dos sintetizadores mais contemporâneos.

Neste sentido, Geografias não defrauda as nossas expectativas, com base nos trabalhos anteriores. Pelo contrário, desvanece os nossos receios mais exigentes, sendo, acima de tudo, a confirmação do carácter genial de Júlio Pereira, que nos guia por uma viagem de sons universais, atravessando várias latitudes geográficas, de África ao Oriente. De facto, este último disco é um encontro de sonoridades estéticas e acústicas, ao mesmo tempo que actualiza o contexto musical português, apesar da sua música ter esse dom especial de se tornar intemporal.

Resultado final: onze temas instrumentais inéditos, com leves impressões vocais em alguns temas. E se o bandolim é o principal protagonista, assumindo, por vezes, o papel solista do bouzouki e da guitarra portuguesa, como acontece no início de Faro Luso (o primeiro tema do disco, em jeito de homenagem ao fadista Carlos do Carmo), o seu virtuosismo não ofusca as demais interpretações. Efectivamente, sentimos uma perfeita sinergia musical, e, provavelmente, este é um dos factores de sucesso de Júlio Pereira: a arte de saber conjugar distintos recursos, intenções e emoções, que é simplesmente perfeita.


Artigos Relacionados


PROCURA e OFERTA de Músicos!
Não procure mais... está tudo aqui!

Redes Sociais

     

Newsletter

Mantenha-se actualizado com as novidades do Fado.

Portal do Fado

©2006-2024  Todos os direitos reservados.