EnglishPortuguês

Marco Rodrigues Canta Carlos do Carmo

Discos - Maio 06, 2024
Universal Music / 2024
“Marco Rodrigues Canta Carlos do Carmo”, o álbum que homenageia o saudoso mestre já está disponível nas plataformas digitais e em CD.

Para este disco, cuidadosamente concebido e projetado, Marco Rodrigues assegurou-se que respeitaria com rigor tudo o que Carlos do Carmo ensinou: o cuidado com a dicção, o respeito pelo poema e o brilhantismo na interpretação. A estes valores junta-se a produção musical exímia, mas também os arranjos absolutamente surpreendentes de Luís Figueiredo.

A propósito deste álbum de homenagem, a poetisa, escritora e letrista, Maria do Rosário Pedreira, escreveu um texto brilhante que merece ser lido na íntegra, aqui, mas em que “Marco Rodrigues Canta Carlos do Carmo” se deixa revelar em dois parágrafos de sua autoria:

“A esta recriação dos fados icónicos de Carlos do Carmo – que é, já de si, como terão oportunidade de constatar, uma releitura extremamente inventiva porque evoca tudo sem imitar nada (ouça-se, por exemplo, a versão de Canoas do Tejo e tirem-se as teimas) – soma-se uma verdadeira pepita ou, como hoje se diz, a cereja no topo do bolo: a produção de Luís Figueiredo, um génio capaz de fazer do já mil vezes ouvido uma coisa não encerada – o que seria trágico –, mas novinha em folha (e com um verniz que nunca estala!), como se pode atestar pela aplicação de um tom admiravelmente tanguista a Olhos Garotos ou de um laivo de «vaudeville» a Nasceu Assim, Cresceu Assim. As surpresas são mesmo muitas, não duvidem, e todas boas.

Não tenham, por isso, quaisquer receios daquilo a que comecei por chamar um grande atrevimento: este álbum é um presente dos céus para nós, mas também para o artista homenageado, o qual, lá onde estiver, vai com certeza adorar a introdução de instrumentos que são tudo menos óbvios no fado, a par da maravilha que é ter no elenco a guitarra mágica de Ângelo Freire ou o baixo cúmplice de Marino de Freitas, um músico que tanta vez vi tocar com o querido Carlos nos palcos deste País. Nada foi deixado ao acaso – e eu gostei muito, mesmo muito, de matar saudades.”

Carlos do Carmo é a referência maior do fado para Marco Rodrigues, assim esta homenagem surge naturalmente e na voz inconfundível do fadista poderemos ouvir alguns dos fados mais emblemáticos interpretados por Carlos do Carmo, mas recriados numa nova vida e fôlego. Acompanhado de uma composição visual cuidada criada por Carlos Quitério, que desenhou a capa, booklet e é o autor dos vídeos animados que vão acompanhar a escuta de todas as canções no YouTube e que contam igualmente com fotografias da autoria de Simão Pernas.

“Marco Rodrigues Canta Carlos do Carmo” terá igualmente vida em palco, a estreia aconteceu em Lagoa, no Algarve, precisamente no Auditório Carlos do Carmo. Após esta apresentação, Marco Rodrigues levará ao país e mais além este belíssimo disco e homenagem.



Artigos Relacionados


PROCURA e OFERTA de Músicos!
Não procure mais... está tudo aqui!

Redes Sociais

     

Newsletter

Mantenha-se actualizado com as novidades do Fado.

Portal do Fado

©2006-2024  Todos os direitos reservados.